Novos leitos só serão liberados se ocupação ultrapassar 75%

Nos últimos dias, o número de casos de coronavírus tem crescido expressivamente em todo o Estado. Com os novos registros, diversas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) têm apresentado uma taxas de ocupação de 100%, inclusive em Cianorte. Na região macronoroeste, a qual a 13ª Regional de Saúde de Cianorte faz parte (junto das regionais de Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí e Maringá), a taxa de ocupação é de 71% nos leitos UTI e 60% dos leitos de enfermaria (números referentes ao SUS).

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a partir da estabilidade de crescimento da ocupação no Estado ou em cada macrorregião, a implantação de novos leitos será efetivada ao ser atingida ocupação maior que 75%, mantida por 14 dias consecutivos.

Na região macronoroeste, conforme divulgado pela Sesa, nesta quinta-feira, 19, havia um total de 100 leitos de UTI, destes 71 estão ocupados. Na enfermaria são 91 leitos, 58 estão ocupados.

De acordo com a secretaria, devido ao número de pacientes internados, é normal que pacientes sejam transferidos conforme a disponibilizada de leitos, respeitando a proximidade da residência da pessoa contaminada ou suspeita. Conforme reforçou a secretaria, a Sesa acompanha diariamente a evolução dos casos em todas as regiões, conforme estabelecido no planejamento vigente, aprovado pela Deliberação CIB 143/2020.

A Sesa ainda esclareceu que fez a desativação dos leitos diante de um quadro de redução de casos nas cidades e regiões. Mas que acompanha essa evolução e que fará a reativação assim que a situação regional exigir.

Recursos do Governo

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os governos estaduais não costumam manter políticas adicionais de custeio  para Centros Municipais de Triagem, pois os municípios recebem recursos do Ministério da Saúde (MS) para este funcionamento.

Além disso, o Governo não está captando recursos para contratação de pessoal. A contratação é atribuída aos hospitais que recebem recursos para várias ações e podem utilizar esta verba para contratações.

O Hospital Santa Casa informou que não tem condições econômicas e nem profissionais para abrir novos leitos. Pacientes de Cianorte estão sendo transferidos para outras cidades.

Cianorte

A Secretaria de Saúde de Cianorte confirmou 30 resultados positivos para a Covid-19.

Dos resultados, 16 foram registrados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). Os contaminados são oito mulheres, com idades entre 18 a 53 anos; cinco homens, de 19 a 69 anos; duas meninas de 9 e 13 anos e um adolescente de 16.

Destes, 13 desconhecem a forma de contágio, os demais tiveram contato com casos confirmados anteriormente. A mulher de 18 anos está internada na UTI da Fundhospar. E o homem de 69 anos está internado em leito clínico do Hospital Santa Rita de Maringá. Os demais estão em isolamento domiciliar.

Outros 14 testes foram registrados por laboratórios particulares. Sete mulheres, com idades entre 27 a 61 anos; e sete homens, de 32 a 48 anos.   Apenas um teve contato com caso positivado, os outros não sabem qual foi a forma de contaminação. Todos estão em isolamento domiciliar.

Ao todo, são 1.393 pessoas contaminadas, 1.210 recuperados, 164 pessoas estão em isolamento e 16 óbitos foram registrados. São 167 casos ativos da doença. A secretaria ainda recebeu 27 resultados negativos.

Ocupação da UTI de Covid-19 segue em 100%

A ocupação da UTI do SUS na Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), antiga Santa Casa, segue em 100% pelo terceiro dia consecutivo. Todos os seis leitos estão ocupados. Na enfermaria da ala, a taxa de ocupação é de 66,67%, quatro dos seis leitos estão ocupados.

Na ala dos convênios e particulares, na enfermaria, a taxa de ocupação é de 50%. Um dos dois leitos está ocupado. Na UTI os dois leitos existentes estão disponíveis.

Os pacientes são de Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão, Perobal (que fica a 99,8 quilômetros da Capital do Vestuário, a mais longe dos municípios citados), Rondon e Umuarama. As idades variam de 18 a 91 anos.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *