Novo coronavírus já está presente em todo o território do Paraná

O Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica (NESDE) está divulgando mapas com informações relativas aos casos confirmados de Covid-19 no Paraná. Os dados, obtidos a partir da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, podem contribuir com a tomada de decisões por meio de informações qualificadas e gratuitas, além de aproximar a universidade da sociedade. O trabalho é feito pelo pesquisador Junior Garcia, professor do Departamento de Economia, coordenador do Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica e membro do NESDE, e aponta, entre outras coisas, um rápido espalhamento da doença pelo estado. 

De acordo com o professor, o início da atividade ocorreu a partir de discussões realizadas em um grupo de economistas no Whats App. O pesquisador Eron José Maranho passou a disponibilizar bases de dados atualizadas diariamente com os registros de casos confirmados por Cpvod-19 no estado do Paraná, por município. Como forma de melhorar a visualização das informações, o professor da UFPR decidiu realizar a apresentação em formato espacial.

O professor justifica a importância dos mapas a partir de dois exemplos. De acordo com Garcia, é possível verificar que o vírus está presente em todo o território do Estado, mas não em todos os municípios. “Com base neste mapa, o governo pode, por exemplo, melhor avaliar como organizar o sistema logístico para levar a cada região os equipamentos necessários para atender as populações afetadas e quais municípios ou grupo de municípios precisam ter ações mais efetivas para conter o contágio de outras pessoas“, pontua. 

Os mapas também apresentam as principais rodovias federais e estaduais pavimentadas. De acordo com o pesquisador, o governo poderia usá-los para definir as estratégias de ações relacionadas a quem transita por essas rodovias, identificando pontos de maior atenção nas ações de contenção do avanço do Covid-19. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *