Indianópolis participa de programa de combate à obesidade infantil

Assessoria

A Prefeitura de Indianópolis participa da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), programa do Ministério da Saúde que visa contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças. A campanha reforça a responsabilidade de todos em cuidar e incentivar crianças a adotar uma alimentação saudável e a praticar atividades físicas.

Em março, foi realizada no Centro de Educação Infantil Curumin e na Escola Izolda Rizzato Liuti, a avaliação antropométrica e marcador de consumo alimentar dos educandos. Após as avaliações, os pais foram orientados pela equipe escolar quanto a importância e necessidade do tratamento, sendo encaminhados ao NASF. Eles terão acompanhamento clinico nutricional, psicológico, atividade física e outras atividades pertinentes ao programa.

Em abril, foi realizada na Escola Municipal Izolda Rizzato Liuti uma reunião de pais. Na ocasião, a equipe escolar explanou sobre o programa, alimentação escolar, atividades realizadas e a necessidade de prevenção da obesidade.

A obesidade infantil está associada a maior chance de morte prematura, manutenção da obesidade e incapacidade na idade adulta. Crianças com obesidade têm 75% mais chances de se tornarem adolescentes com obesidade, e 89% dos adolescentes com obesidade podem se tornar adultos com a doença.