Faltam 1,2 mil profissionais de saúde para receberem 1ª dose da vacina da Covid-19

Da Redação

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, no primeiro grupo (os profissionais da saúde que estão na linha de frente), está praticamente em fase de conclusão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, faltam cerca de 1,2 mil profissionais para receberem a dose.

“Cumprimos única e exclusivamente o plano de imunização proposto pelo Estado e o nacional. Seguimos as nove etapas do grupo e faltam 1,2 profissionais para receberam a primeira dose”, explicou a secretária de saúde, Rebeca Galaci.

De acordo com a secretária, o processo de vacinação não teve interferências ordem, pois foram agendados horários e divididos grupos de vacinação. O que gerou conflito foram alguns profissionais que não aceitaram a ordem de vacinação ou que foram até a Unidade Básica de Saúde em busca da vacina mesmo sem fazer parte do primeiro grupo.

“As pessoas podiam vir procurar a vacina, mas não eram direcionados, pois como o horário é agendado, a gente já sabia quem era o grupo que iria vir, então foi muito bem organizado. O que as vezes que causou algum desconforto para alguns profissionais foi a ordem em que os profissionais foram colocados. Mas tudo foi feito em base de estudo técnico e não temos autonomia para dizer qual vida é mais importante, porque todas são”, disse a secretária.

 Segunda dose 

A 2ª dose da Coronavac deve chegar em Cianorte na próxima terça-feira, 9. “Vamos receber a mesma quantia da primeira entrega, cerca de 700 vacinas”, contou.

 Segundo grupo 

O segundo grupo a receber a vacina será o dos idosos acima de 80 anos. A data para a chegada das primeiras doses ainda não foi definida. A Saúde estuda como será o processo de vacinação.

“Vamos verificar ainda a estrutura que vamos preparar e qual vai ser a logística mais adequada, tendo em vista que são idosos de mais de 80 anos. Talvez eles possam ter alguma dificuldade de se locomover. Vamos analisar a possibilidade de vacinas dentro dos carros, como foi feita a da influenza no ano passado”, contou o secretária.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.