Em duas semanas, registros de dengue têm aumento de 34 casos em Cianorte

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou 4.375 casos de dengue em Cianorte, conforme boletim divulgado nesta terça-feira, 16. São 34 casos a mais do que o registrado na primeira semana do mês, 4.341. A região tem um total de 9.387, 246 a mais do que o boletim anterior.

As cidades que mais apresentam pessoas contaminadas, além de Cianorte, são Terra Boa (1.476) e Tapejara (1.419). Nas últimas duas semanas, os municípios registraram um aumento de 33 e 85 casos, respectivamente.

Com a chegada do inverno, é normal que a região apresente uma redução no número de casos e na proliferação do mosquito, como destacou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas. “Com a chegada do inverno, nossa região tende a ter um clima frio e seco, o que reduz a proliferação, isto porque o mosquito não resiste baixas temperaturas”, afirmou.

Paraná

Conforme o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, é preciso que as pessoas continuem cuidadosas com o mosquito. “A dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo; por isso a necessidade da prevenção; neste momento, como existe a recomendação para as pessoas ficarem mais tempo em casa, por conta do coronavírus, a orientação é que aconteça uma busca minuciosa com a eliminação dos focos do mosquito transmissor”, reforçou.

“Os cuidados de higiene redobrados devem se estender para todos os ambientes domésticos, de trabalho e de circulação. É preciso acabar com todos os pontos que acumulem água e que podem servir de criadouros”, acrescentou o secretário.

No início do mês o secretário destacou a tendência na queda no número de infectados com o mosquito. “Nossa tendência é de queda no número de casos, mas não baixamos a guarda ainda, temos que avançar no que se refere à prevenção da dengue já pensando no próximo ano”, ressaltou o secretário. “Embora o número de registros positivos para a dengue seja alto, olhamos agora para os novos notificados e quantidade de situações em investigações para parâmetro do cenário”, disse.

O período sazonal da dengue será finalizado no mês que vem, mas a curva epidêmica já apresenta tendência de queda desde maio em mais de 170 municípios, segundo a Vigilância Ambiental da Secretaria.

Eram 33 municípios em situação de alerta, e agora são 31. A relação dos municípios em epidemia apresentou pouca alteração se comparada às listas divulgadas anteriormente, eram 237 e agora são 240.

Repasses

Na semana passada, a Secretaria da Saúde repassou R$ 1,5 milhão para 62 municípios. O incentivo financeiro, oficializado pela resolução 782/2020, deve ser aplicado na assistência do paciente com dengue ou em benefício das atividades desenvolvidas por agentes de endemias ou comunitários de saúde diante da situação de alerta ou de epidemia de dengue.

Entre fevereiro e março, a Secretaria já aportou cerca de R$ 5,595 milhões para 174 municípios. Os repasses foram autorizados pelas resoluções 190, 227 e 345.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *