Cianorte tem redução de 5% em taxa de gravidez na adolescência

Da Redação

Um esforço coordenado entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes e o Núcleo Regional de Educação de Cianorte tem apresentado resultados significativos na redução da taxa de gravidez na adolescência.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2023, nasceram 968 crianças em Cianorte. Dentre esses nascimentos, apenas 23 foram bebês gestados por adolescentes, representando 2,37% do total de nascimentos. Destaca-se também que ocorreu um óbito fetal/infantil de mãe adolescente, com 17 anos.

Comparativamente, em 2022, dos 926 nascimentos registrados, 68 foram bebês de mães adolescentes, totalizando 7,3% dos casos, com um registro de óbito fetal/infantil. A queda significativa nesses índices é atribuída ao intenso trabalho de conscientização e prevenção promovido pelas instituições municipais. A Lei Municipal 5.255/2021 instituiu a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que foi o ponto de partida para uma série de ações educativas.

No ano anterior, em parceria com o Núcleo Regional de Educação, foram realizadas palestras nas escolas, envolvendo alunos dos 1°s, 2°s e 3°s anos. Profissionais da saúde abordaram temas como os riscos da gestação precoce, métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), visando proporcionar uma educação abrangente e preventiva aos jovens.

A Prefeitura de Cianorte  tem o objetivo de promover ações que disseminem informações educativas capazes de contribuir para a redução da incidência de gravidez na adolescência. Reconhece-se que essa redução não só previne riscos à saúde materna e infantil, como também combate a evasão escolar e desafios socioeconômicos que podem surgir em decorrência dessa situação.

O esforço conjunto das instituições públicas e o engajamento da comunidade são essenciais para construir um futuro mais saudável e promissor para os jovens de Cianorte.