Cianorte soma mais de 5.500 casos de dengue somente este ano

Da Redação com AEN 

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 04, o boletim semanal na dengue, que apontou 5.540 casos confirmados da doença desde o dia 1ª de janeiro em Cianorte. Outras 7.068 notificações foram computadas neste período.

O novo documento apresenta um aumento de 8,63% em relação ao boletim anterior, divulgado no dia 27 de junho, registrando 5.100 casos confirmados. Vale lembrar que o município registrou apenas um óbito causado pela doença neste período, ocorrido em abril.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que, em caso de suspeita, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Os sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Mais seis óbitos por dengue são confirmados no Paraná

Mais 5.514 novos casos e seis mortes por dengue foram confirmados no Paraná. Os dados constam do boletim epidemiológico, divulgado pela secretaria estadual da Saúde nesta terça-feira (5), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental.

No atual período sazonal da doença, iniciado em 1º de agosto de 2021 e que segue até o fim deste mês de julho de 2022, o Estado soma 71 óbitos, com 115.634 casos confirmados, 25.566 em investigação e 235.388 notificações.

ÓBITOS – Os seis novos óbitos relatados no informe desta terça-feira ocorreram entre os dias 5 e 27 de maio de 2022. São três mulheres e três homens, com idades entre 27 e 87 anos. Dois deles tinham comorbidades.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Cascavel (2), Pontal do Paraná (1), Foz do Iguaçu (1), Japurá (1) e Bela Vista do Paraíso (1).

MUNICÍPIOS – Dos 385 municípios com notificações, 356 tiveram casos confirmados. Além disso, 314 registraram autoctonia – quando a dengue é contraída no município de residência

O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pelo zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos de zika. Foram registrados 22 casos de febre chikungunya confirmados, sendo oito autóctones e 14 importados.