Cianorte registra 13 casos de Covid-19 nos últimos três dias

A Prefeitura de Cianorte confirmou 13 casos de coronavírus nos três últimos dias, chegando as 891 confirmações. Um menino de quatro anos foi um dos casos positivados.

Nesta segunda-feira, 14, a administração confirmou dois novos casos. São dois homens com 54 e 55 anos, que realizaram teste rápido. Os pacientes tiveram contato com casos confirmados anteriormente e estão recuperados. 

No sábado, 12, a Secretaria de Saúde confirmou 11 novos casos da doença. Dentre os confirmados estão cinco mulheres, de 23, 35, 38, 53 e 69 anos; cinco homens, de 19, 37, 38, 44 e 45 anos; e uma criança, um menino de quatro anos. 

Os homens de 19, 37 e 45 anos; as mulheres de 35, 38 e 69 anos; e a criança de quatro anos tiveram contato com casos confirmados anteriormente, foram testados por laboratório particular e já estão recuperados.

Os demais foram testados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e estão em isolamento domiciliar.

A mulher de 53 anos desconhece a forma de contágio (transmissão comunitária). Os demais tiveram contato com casos positivados.

A Secretaria de Saúde ainda recebeu 93 resultados negativos nos últimos três dias.

Boletim

Cianorte conta com 891 casos de coronavírus. Destes, 808 estão recuperados, 68 estão em isolamento domiciliar, um está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 óbitos foram registrados. Além disso, 35 casos estão em investigação e 78 em monitoramento.

Enfrentamento

Em 12 de março, o cenário mundial da Covid-19 apresentava 140 mil casos e 4 mil mortes no mundo. No Brasil, eram 77 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sem mortes pela doença. E foi nesta data que o Paraná divulgou os primeiros seis casos confirmados de pacientes com o vírus.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, relata que o contexto mudou muito nesse período. “Em fevereiro e nos primeiros dias de março nossa visão era de que a doença estava se aproximando e começamos a nos preparar e nos organizar em relação à infraestrutura. Ajustamos todo o nosso planejamento do ano para atender possíveis pacientes infectados pela nova doença.”

Com o passar das semanas e meses, os casos e óbitos tomaram proporções imensas demandando tomada de decisões rápidas da gestão pública. O secretário de saúde avalia os 180 dias de rotina com a Covid-19 no território paranaense. “Embora não tenham faltado leitos ou insumos, nunca, de modo algum, podemos comemorar o que estamos passando. Mesmo quando comparamos com outros estados e percebemos que nossos números estão melhores ou que não identificamos a falta de leitos. Não podemos comemorar pelo fato de que muitos paranaenses morreram, muitos perderam seus pais, seus irmãos, seus companheiros ou seus filhos e há outros que estão em um leito de hospital agora lutando pela vida’, acrescenta Beto Preto.

O Governo do Paraná atuou tanto na organização e contratação de leitos e realização de exames RT-PCR, como na divulgação de orientações, normas, informativos, ativação do Centro de Operações em Emergências (COE), Plano de Contingência Covid-19.

O balanço de seis meses da pandemia no Paraná registra registra 151.293 casos confirmados, 104.110 pessoas recuperadas e 3.761 mortos em consequência da Covid-19 (dados do dia 12). De 399 cidades paranaenses, há ocorrência de casos em 398 municípios, apenas Laranjal, na região central do estado, não teve nenhuma confirmação. Em relação aos óbitos, há registros em 291 cidades, até sábado (12).

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.