Cianorte, Guaporema e São Manoel do PR seguem sem casos de dengue no novo ciclo

No atual período epidemiológico, que começou em agosto e vai até julho de 2021, apenas três cidades da região ainda não registraram casos de dengue: Cianorte, Guaporema e São Manoel do Paraná. As demais cidades possuem ao menos um caso. São Tomé é o município com o maior número de registros são 15 confirmações.

Na última semana, os números de casos confirmados de dengue não tiveram aumento. O que cresceu foram as notificações, das 112 registradas na semana passada, foram acrescentadas mais 11 notificações.

Cianorte

No período sazonal anterior, entre agosto e novembro, Cianorte já tinha registrado 140 casos de dengue, 71 apenas no mês de novembro.

Ao todo, no ciclo 2019/2020, foram registrados mais de 4,4 mil casos de dengue. O pior período sazonal dos últimos 20 anos.

Apesar do alto número de casos registrados no ciclo passado, a queda dos casos começou a ser registrada em abril. Dois fatores principais causaram a redução dos registros, conforme a supervisora da Vigilância Ambiental e Programa de Combate às Endemias, Vera Lúcia Fusisawa Craveiro. “Não que o vírus não circule, ele vai circular, mas quem já pegou esse tipo não vai pegar novamente. É uma população a menos que não vai pegar de novo, a não ser que seja outro tipo (são quatro diferentes)”, esclareceu.

Além disso, a redução também se deve ao uso do fumacê em toda a cidade durante o período crítico. “Com o fumacê que tivemos em maio, acabamos com os mosquitos adultos, criadouros foram eliminados, então não desovou. Não cresceu mosquito adulto”, disse Vera.

Paraná

O boletim da dengue publicado nesta terça-feira, 24, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 106 novos casos da doença. Até o momento, o Estado soma 1.060 casos confirmados no atual período epidemiológico, que começou em agosto e segue até o final de julho de 2021.

Também foi registrado primeiro caso de Zika Vírus do período.

Do total de casos confirmados de dengue, 812 são autóctones e estão registrados em 135 municípios. A incidência de autoctonia no Paraná está hoje 7,15/100.000 habitantes. Os casos notificados também aumentaram, de 9.968 para 11.086 acréscimo de 1.118 casos. As notificações atingem 303 cidades paranaenses.

Zika

O primeiro registro de Zika Vírus do período é do município de Cambé (Norte) e também se trata de um caso autóctone. A doença é igualmente transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e que ainda transmite a febre chikungunya.

Capacitação

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que o Paraná segue alerta no combate à dengue promovendo, principalmente, a capacitação de profissionais para atuação integrada no diagnóstico e manejo das doenças nas áreas da Atenção Primária e da Urgência e Emergência. “Estes profissionais são os responsáveis pelo primeiro contato com o usuário do sistema de saúde e, com o trabalho integrado, pretendemos mais agilidade na identificação da doença e tratamento do paciente, evitando óbitos”, afirmou Beto Preto.

A capacitação e atualização dos profissionais acontece por meio de webconferências e seguirá até o dia 3 de dezembro alcançando trabalhadores que atuam em serviços do Estado e dos municípios.

Até o momento foram registradas 790 conexões em tempo real durante os eventos online e 5.109 visualizações para o conteúdo que está disponível na página da Secretaria da Saúde no youtube.

Participação

O secretário Beto Preto reforçou ainda a importância da participação da população no enfrentamento da dengue. “Combater a dengue é um compromisso coletivo e a população precisa participar, eliminando os criadouros nos domicílios e nas áreas próximas. Lembremos que cerca de 90% dos focos estão nestes ambientes”, disse ele.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *