Cianorte continua na bandeira vermelha e registra mais 13 casos de Covid-19

Da Redação

A Secretaria de Saúde de Cianorte confirmou ontem, 10, 13 novos casos de Covid-19. Além disso, o município voltou para a bandeira vermelha nesta semana, o que significa que a cidade está em estado de alerta com relação à doença.

Os novos contaminados são oito mulheres, de 21 a 77 anos; e cinco homens, de 40 a 72 anos. Destes, três tiveram contato com casos confirmados anteriormente. Os demais desconhecem a forma de contágio. O homem de 72 anos está internado na enfermaria da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), antiga Santa Casa. Os oturos estão em isolamento domiciliar.

Óbito

Nesta semana, um homem de 82 anos faleceu devido às complicações provocadas pela doença. Ele estava internado na Fundhospar desde o dia 26 de janeiro e faleceu no último domingo, 7.

Taxa de ocupação

Conforme o boletim da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), antiga Santa Casa, a taxa de ocupação nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Sistema Único de Saúde (SUS), é de 100%. Os seis leitos estão ocupados. Na enfermaria, a taxa é de 30,77%, dos 13 leitos, quatro estão ocupados.

Já no setor dos convênios e particulares, na enfermaria a taxa é de 25%, um dos quatro leitos estão ocupados. Na UTI, um dos dois leitos está disponível, ou seja, a taxa de ocupação é de 50%.

Os internados são de Altônia, Cianorte, Indianópolis, Rondon, Tapejara e Umuarama. As idades variam de 29 a 92 anos.

Bandeira vermelha

Desde o dia 6 de fevereiro, Cianorte está na bandeira de cor vermelha, que sinaliza um alerta de alto risco para a Covid-19. Foram apenas sete dias de banheira laranja até o retorno para a vermelha. “As cores estão ligadas ao perfil epidemiológico apresentado na cidade, as taxas de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria de Covid-19 e também levamos em consideração os atendimentos Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória”, explicou a secretária de saúde Rebeca Galacci.

A equipe de Saúde alimenta uma planilha automatizada que define a bandeira da semana, mas tudo é discutido entre o comitê responsável.

“Estamos conseguindo controlar a forma de contaminação, do contágio, e isso não é mérito só da secretaria e dos médicos, é mérito de uma população que tem se cuidado e se conscientizado”, disse a secretária.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *