Cianorte confirma 14° caso de coronavírus; Jussara tem a primeira morte registrada

Desde o dia 12 de março foram registradas 14 confirmações de Covid-19 em Cianorte. O último caso positivo foi divulgado neste domingo,12, pela Prefeitura da cidade. Trata-se de uma mulher de 45 anos, profissional da saúde, que se contaminou ao atender um dos casos confirmados. Além disso, o segundo óbito da região foi registrado. Um homem de 72 anos, morador de Jussara, faleceu no dia 7 de abril.

De acordo com nota da Prefeitura de Jussara, juntamente com a Secretaria de Saúde do município, Deoclides Gonçalves, morador de Jussara, faleceu no dia 7 na cidade de São Paulo. Conforme esclareceu a administração, Gonçalves saiu do município de Jussara no dia 13 de março sem apresentar sintomas do vírus. Ele chegou à capital paulista no dia 14 de março por volta das oito horas da manhã, segundo informações da família.

A Secretaria esclareceu que a vítima apresentou os primeiros sintomas no dia 28 de março, e foi encaminhada pela filha a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele foi transferido na madrugada do dia 29 de março para um hospital, onde faleceu.

Segundo a administração da cidade, a família residente em Jussara informou que não teve contato com Gonçalves após sua saída do município. O enterro foi realizado por familiares que moram em São Paulo.

1ª morte da região

Um homem de 80 anos com diagnóstico positivo da Covid-19 faleceu no dia 4 de abril em Cianorte. Ele estava internado em um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Casa em estado grave. A Secretaria de Saúde de Cianorte divulgou a confirmação do caso no dia 2.

A primeira informação foi de que ele teria entrado em contato com uma pessoa do grupo de viajantes que retornou nos Emirados Árabes Unidos (EAU), mas na verdade, como esclareceu a Prefeitura de Cianorte, a vítima havia realizado um cruzeiro nacional entre os dias 9 a 13 de março, onde provavelmente teria contraído o vírus.

Região

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na região de abrangência da 13ª Regional de Saúde (RS) foram registradas 16 confirmações nas cidades de Cianorte (14), Jussara (1) e em São Manoel do Paraná (1).

Oito das onze cidades apresentam casos já descartados: Cianorte (51), Guaporema (1), Japurá (6), Jussara (2), Rodon (2), São Manoel do Paraná (1), São Tomé (3) e Tapejara (1). Apenas a Capital do Vestuário ainda apresenta casos em investigação (7).

Paraná

A Sesa confirmou nesta segunda-feira (13) 18 novos casos e duas mortes nos municípios de Maringá e Arapongas. Um homem de 52 anos, residente em Maringá, estava internado desde o dia 06 e teve a confirmação para a Covid-19 na sexta-feira (10). Morreu neste domingo (12) em um hospital da região.

Um senhor de 79 anos, residente em Arapongas, morreu nesta segunda-feira (13). Estava internado desde o dia 07, tendo a confirmação para a doença neste sábado (11).

Os 18 novos casos foram registrados nos municípios de Bandeirantes (1), Quitandinha (1), Fazenda Rio Grande (1), União da Vitória (1), Jataizinho (1), Londrina (4), Assis Chateaubriand (1), Apucarana (5), Foz do Iguaçu (3) e Paranavaí (1).

O Paraná soma 768 casos confirmados – 12 não residem no Estado –, 33 óbitos – um não residia no Estado –, 6.390 descartados e 411 em investigação.126 pacientes estão internados, 75 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 51 em leitos clínicos.

No Paraná, 130 pacientes já foram liberados do tratamento. Esse dado não inclui ainda o número do município de Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *