Cianorte aplica 2.554 doses contra poliomielite e Paraná 70.772

A Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte promoveu o Dia D de vacinação contra a poliomielite, no último sábado, 8, mobilizando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e dos distritos. O atendimento ocorreu das 8h às 17h, e o resultado foi significativo: 2.554 doses de vacinas foram aplicadas, das quais 1.241 especificamente contra a paralisia infantil.

Cianorte estabeleceu a meta de vacinar 4.580 crianças com idades entre um e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até o momento, 44% do público-alvo foi atingido. “Ficamos muito satisfeitos com a adesão ao Dia D. As unidades ficaram bem movimentadas, e muitas famílias aproveitaram a oportunidade para atualizar a Carteirinha de Vacinação, recebendo também outras imunizações de rotina, como as contra a influenza e a COVID-19”, afirmou Tânia Mara de Almeida, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou em 27 de abril e está programada para terminar em 14 de junho. Em Cianorte, as doses estão disponíveis em todas as UBS de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para vacinar-se, basta apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

Balanço estadual

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou dados parciais do Dia D em todo o Paraná. Foram vacinadas 70.772 crianças contra formas graves de paralisia infantil. Deste total, 70.042 crianças com menos de cinco anos receberam a Vacina Oral Poliomielite (VOP), enquanto 730 crianças menores de um ano atualizaram a situação vacinal do esquema primário com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Mais de 1,6 mil salas de vacinação em todo o estado estiveram ativas desde o início da manhã até o fim da tarde, com alguns municípios estendendo o horário até as 21h para garantir maior adesão. Cerca de 9 mil profissionais de saúde participaram da mobilização em todos os 399 municípios paranaenses.

Além da vacinação contra a poliomielite, foram aplicadas doses de outras campanhas vigentes. A vacina contra a gripe teve grande procura, com 58.156 doses aplicadas. A imunização contra a Covid-19 registrou 13.080 doses, e 23.327 vacinas de rotina, como tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente, foram administradas. Entre jovens de 10 a 14 anos, 970 foram vacinados contra a dengue.