Casos de doenças respiratórias disparam em Cianorte

Da Redação

Com a frequente queda nas temperaturas, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) dispararam em Cianorte. A expressão, que vem se popularizando, designa, de fato, um conjunto de sintomas, quando o paciente apresenta dispneia/desconforto respiratório; pressão persistente no tórax e saturação de oxigênio inferior a 95% em ar ambiente, entre outros.

Diversas doenças respiratórias podem evoluir para um quadro de síndrome aguda grave, como pneumonia, asma, e a própria covid-19. Os principais diagnósticos têm sido gripe, seguido por amigdalite, nasofaringite e broncopneumonia.

Na Capital do Vestuário, as crianças são maioria nos pacientes. Os atendimentos relacionados à síndrome respiratória são realizados na Zona 2, tanto adultos como pediátricos. Durante a primeira quinzena de maio, os atendimentos de crianças de 0 a 12 anos corresponderam a 35% do total.

COVID

Somente na ultima semana, os casos de covid-19 apresentaram aumento de 55,38%. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 10 e 16 de maio, foram 202 novos casos, em um total de 20.572 confirmados.

Em Cianorte, o Centro de Atendimento às Síndromes Respiratórias realizou 2018 testes em abril e 551 nos primeiros 15 dias em maio. De acordo com a Saúde, ainda existe o estoque de testes para a realização de novos diagnósticos no município. Mas não é possível prever quando chegarão novos testes, já que a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) não passou uma previsão.

MEDICAMENTOS

Em reflexo ao aumento de casos, farmácias seguem com falta de medicamentos, principalmente para o tratamento pediátrico. Em Cianorte, o remédio com maior dificuldade para ser encontrado é o Clenil A, além dos antibióticos mais receitados pelos pediatras, como Amoxilina, Clavulin BD suspensão 400 gramas, Cefalexina.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Houve a falta do remédio Azitromicina (suspensão oral) e de Paracetamol (gotas) durante o mês de abril, mas os remédios já chegaram e estão sendo distribuídos para o público.

Durante os últimos dias, o antitussígeno infantil teve queda no estoque e aguarda a entrega. Todo o processo administrativo para a sua compra já foi realizado, mas o referido item está com problemas na fabricação, devido escassez de matéria-prima.

A Prefeitura de Cianorte informou que conta em estoque com toda a medicação necessária para atender os pacientes que apresentam sintomas de síndromes respiratórias