Bongiorno flexibiliza horários do toque de recolher, bares e lanchonetes e libera igrejas

Devido à redução no número dos casos de Covid-19 e o números confirmados depois do feriado do Dia da Independência, a Prefeitura de Cianorte decidiu flexibilizar as medidas de prevenção contra a doença. As novas medidas do novo decreto 178 passam a vigorar a partir de sexta-feira, 25.

De acordo com o prefeito Claudemir Bongiorno, já era vontade da administração flexibilizar as medidas e com os números de casos mais baixos foi um momento propício à mudança. “Analisamos toda a parte de ocupação dos leitos e também depois do dia 7 de setembro, que infelizmente tivemos aglomerações, nós chegamos a conclusão de que não afetou em termo de quantidade devido as festividades. E em virtude isso, e como já tínhamos vontade de aliviar um pouco mais, colocar uma vida normal, nós fizemos algumas mudanças”, esclareceu o prefeito.

Dentre as mudanças está a alteração do toque de recolher que passa a ser a partir das 24 horas. Com relação aos bares e lanchonetes, estes seguem o mesmo horário do toque de recolher, com uma tolerância para que as pessoas cheguem a suas residências.

Os mercados e supermercados poderão funcionar no horário compreendido entre as 8h às 21h de segunda-feira a sábado. Aos domingos e feriados o horário fica a critério do estabelecimento.

Além disso, campos e quadras de futebol, campos suíços serão liberados, inclusive as quadras do município, reforçou o prefeito. Porém, segundo Bongiorno, será necessário o cumprimento de algumas normas. “Eu peço e vai estar na lei, é que não façam campeonatos, não joguem com times de fora, só joguem com pessoas de Cianorte. Não usem vestiários, venham trocados de casa, não aglomere pessoas”, afirmou.

“As escolinhas de futebol do município, que conta com a participação de mais de mil crianças, também retomará o trabalho. As escolas são uma maneira de incentivar a participação da criança no esporte e ainda dá lanche durante o dia”, defendeu o prefeito.

A alteração também trata dos parques infantis, que serão liberados a partir de sexta-feira. Os parques serão lavados, desinfetados e liberados para o funcionamento.

O transporte público também será liberado. “Está autorizado a empresa de transporte deixar adentrar nos ônibus todos e qualquer passageiro de Cianorte. Não temos mais restrição o transporte coletivo”, esclareceu o prefeito.

Em sua live, o prefeito Claudemir Bongiorno ainda disse que o funcionamento e restrições das igrejas foi de extremamente correto e que agora cada uma pode ter sua lotação normal. “O que nós pedimos é que afastem-se cerca de 80 centímetros de pessoas que não forem da mesma família, usem máscara e álcool em gel na entrada”, explicou o prefeito.

Conforme o decreto, as casas de festas e de eventos poderão funcionar sob as seguintes condições: espaçamento mínimo de 1,5 metros entre as mesas; limite no número de pessoas nas mesas colocando metade da capacidade de casa mesa; além de limitar o número de participantes das festas e dos eventos ao número de cadeiras disponíveis. Segue proibido o uso de brinquedos coletivos e que possam ser compartilhados por crianças.

Nas casas de festas e de eventos somente poderão entrar de pessoas com máscara e tratando-se de festa de casamento, apenas os noivos poderão deixar de usá-la.

Porém, continua proibido o funcionamento de casas noturnas, pubs, boates e similares.

Os cursos presenciais técnicos, profissionalizantes, de idiomas, poderão funcionar com a restrição a 50% da capacidade de público prevista no laudo do corpo de bombeiros. Além disso, deve haver distanciamento entre os alunos, utilização de álcool gel, máscaras faciais, em todos os ambientes do estabelecimento, higienização dos ambientes e do material utilizado a cada turma. Deve-se ainda promover agendas com horários que não conflitem entre saída e entrada dos alunos no decorrer do dia, para evitar aglomeração de pessoas.

Bongiorno agradeceu a atitude dos moradores de Cianorte e toda a equipe de saúde do município, mas reforçou que a qualquer mudança no cenário da cidade as medidas podem voltar a ser mais restritivas. “Vamos mudar o que é necessário, e continuem nos ajudando. Porque se for necessário nós retroagimos em tudo. Volto atrás em tudo o que liberamos”, disse o prefeito.

 “Nós precisamos de fato ter uma vida normal, mas com segurança”, disse o prefeito.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.