Após 20 dias sem registros de mortes, Cianorte estuda medidas restritivas

Da Redação

Com a melhora do quadro epidemiológico em âmbito estadual, o Governo do Estado suspendeu hoje, 16, os decretos restritivos, passando a valer apenas as decisões municipais, estabelecidas por cada prefeitura. O prefeito de Cianorte se reuniu com os setores competentes para discutir as medidas restritivas, e deve emitir um novo decreto municipal, ainda hoje, 17.

Pela primeira vez no ano, Cianorte atinge a marca de 20 dias sem mortes por covid -19.  Mantendo a queda, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não foram registrados novos casos da doença entre os dias 14 e 15 de novembro, com apenas um caso confirmado nesta terça-feira, 16. Trata-se de uma mulher, de 62 anos, que teve contato com uma pessoa contaminada.

A primeira quinzena do mês encerrou com 54 casos positivados e uma queda de 44.8% se comparada à primeira quinzena de outubro que registrou 98 novos casos. De acordo com a Secretaria, existem 16 testes em análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Desde o começo da pandemia, Cianorte registrou 180 vidas perdidas por complicações da doença, e 10.531casos confirmados. Totalizando 5.006 mulheres, 4.478 homens, e 1.048 entre crianças e adolescentes.

A taxa de contágio se mantém em 0.15 nesta quarta-feira, 17. Segundo especialistas e gestores de saúde, o ideal é que ela permaneça abaixo de 1. O que classifica Cianorte em Bandeira Amarela, e com baixo risco de contaminação.

O principal fator relacionado à situação de melhora da pandemia está associado à vacinação contra a covid-19, que chegou na terça-feira, dia 9, a mais de 60% da população completamente imunizada. Até a sexta-feira, 12, foram aplicadas 60.603 primeiras doses, 3.306 doses únicas, mais 49.002 segundas doses, 5.181 doses de reforço para professores e idosos, e 333 doses para imunossuprimidos.

A mesma desaceleração está presente nas internações que registra o menor número de toda pandemia. Nesta terça-feira, 16, a Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) estava com três pacientes internados por covid em Cianorte, sendo dois em leitos clínicos e um em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outubro começou com sete pessoas internadas.