A importância de usar óculos de sol de qualidade

Expor a retina aos raios ultravioleta, sem os devidos cuidados, faz com que ela se deteriore com o tempo e pode causar complicações graves.

A Previdência Social de Saúde (EsSalud) alertou que durante o verão, o uso correto de óculos escuros pode ajudar a prevenir uma série de doenças oftalmológicas; no entanto, os oftalmologistas recomendam não usar óculos que não tenham proteção UV, o uso indevido deles pode causar complicações graves. Essas lentes geralmente estão disponíveis no balcão e nas lojas e até mesmo nas vias públicas.

Diante dessa situação, é importante recorrer a óticas confiáveis, uma vez que essas lentes permitem a passagem dos raios ultravioleta com mais facilidade e podem causar danos irreversíveis à retina e à mácula.

Por outro lado, é necessário o auxílio de um oftalmologista que fará uma avaliação oftalmológica completa, que inclui acuidade visual, pressão intraocular e fundo de olho e receberá a prescrição adequada de óculos. Toda vez que quiser comprar óculos, deve verificar se possui filtros para uso ultravioleta.

Segundo EsSalud, a retina é a parte mais importante da nossa visão, pois transforma a luz que recebe em um impulso nervoso que viaja até o cérebro e a converte em imagens.

Nesse sentido, nesta estação onde as pessoas são mais frequentes à exposição ao ultravioleta (UV), a retina deve ser cuidada com mais detalhes.

Óculos de sol

Óculos de sol podem ajudar a prevenir o câncer de pálpebra. A exposição frequente aos raios ultravioleta pode levar a esse tipo de câncer se você não aplicar as táticas de proteção corretas. Você pode não conseguir colocar protetor solar nas pálpebras, mas pode usar lentes oftálmicas com proteção UV.

Por sua vez, Karin Arellano, médica do Serviço de Oftalmologia do Hospital Edgardo Rebagliati, alertou que a maioria dos usuários adquire óculos de sol mais por uma abordagem estética do que por uma questão de saúde.

“A exposição ao sol é um dos principais fatores para o desenvolvimento da catarata. Portanto, óculos de sol adequados evitarão que os raios ultravioleta contribuam para a formação de cataratas nos olhos. Os mesmos que podem causar cegueira no futuro”, especificou.

Além da importância de realizar sua compra de óculos de sol em estabelecimentos garantidores, o tamanho do quadro e o grau de filtro que ele possui devem ser levados em consideração.

Ele também aconselha o uso da máscara, já que deve-se evitar que o ar retorne aos olhos e opacifique as lentes, evitando-se os conhecidos calázios, terçóis e infecções devido ao microambiente que se cria.

Agora você já sabe a importância do uso do óculos de sol para o cuidado com os seus olhos, então não se esqueça de sempre levar ele com você para onde for.

Não perca tempo e conheça a Óculos pra mim e tenha uma visão nítida e saudável. Lá você encontra uma variedade de armações para todos os gostos e estilos. Produtos originais com certificado e nota fiscal, pagamento facilitado e o melhor, frete grátis para todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *