Servidores municipais da região participam de oficinas sobre Nova PCA

Da Redação

Cerca de 300 gestores e servidores dos municípios da região participaram, nesta terça-feira, 08, de oficinas realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, em parceria com a Amenorte, no processo de implementação da nova Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos. A capacitação foi realizada na faculdade UMFG.

O trabalho prosseguiu durante todo o dia, com turmas divididas em dois períodos. Auditores de controle externo do Tribunal orientaram os servidores sobre como melhorar o desempenho das administrações municipais nas áreas da educação; saúde; assistência social; administração financeira; previdência social; e transparência e relacionamento com o cidadão.
A capacitação é realizada pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR. A Nova PCA está sendo implantada pelo Tribunal por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).

O público-alvo das oficinas são secretários municipais, diretores e coordenadores de escolas, nutricionistas, gestores de RPPS, responsáveis pela gestão de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dentre outros profissionais.

O objetivo das oficinas é apresentar os resultados obtidos na PCA de 2022 – a primeira sob o novo formato – e debater melhorias que possam ser implantadas já neste ano. Nas oficinas, serão realizadas atividades práticas com os questionários, que foram aplicados pelo TCE-PR entre agosto e setembro de 2022.

“O tribunal vem mudando a prestação de contas desde 2022 e hoje estamos conversando com os profissionais para encontrar formas de melhorias e trocar experiências, já que agora a prestação passa a não só analisar o equilíbrio das contas municipais, mas a entrega desses serviços de politicas publica”, comentou o auditor Eduardo Schnorr.

O ciclo de oficinas foi iniciado em junho e se estenderá até setembro. Já foi realizado em Pato Branco, Ivaiporã, Campo Mourão, União da Vitória, Guarapuava e Maringá. “São 15 oficinas que vão acontecer em todo o estado, e logo estaremos na região de Paranavaí, Francisco Beltrão, Londrina, Cascavel e também de Curitiba”, acrescentou Schnorr.

O presidente da Amenorte e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan, participou da abertura do evento e agradeceu pela pareceria com o TCE. “Um grande treinamento para os servidores públicos da Amenorte, onde o TCE sai da sua sede para o interior do Estado para mostrar o novo sistema de avaliação publica, mudando a característica do Tribunal de Contas que além de fiscalizar vai orientar os servidores. Quero agradecer ao presidente do TCE, o Fernando Guimarães e aos prefeitos que cederam os seus servidos para esse treinamento tão importante”, comentou o prefeito.