Sanepar vai ampliar sistema de esgoto em Guaporema, Indianópolis e São Tomé

Guaporema, Indianópolis e São Tomé estão entre os municípios da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte) contemplados no segundo lote da Parceria Público-Privada (PPP) da Sanepar. Ao todo, 48 cidades da região Noroeste do Paraná serão beneficiadas com a meta de alcançar, até 2033, ao menos 90% de cobertura com serviços de coleta e tratamento de esgoto.

A operação será conduzida pela empresa Acciona Água Brasil, vencedora da licitação. A partir de 14 de julho, a companhia inicia os trabalhos em campo para execução de obras, operação e manutenção dos sistemas já existentes. A previsão é que, ao longo dos próximos 24 anos, os investimentos somem mais de R$ 2,9 bilhões e gerem cerca de 140 mil empregos diretos e indiretos no Estado.

Em Indianópolis, o prefeito Paulinho Mineiro recebeu técnicos da Sanepar na última semana e destacou a importância da parceria para o município. “Foi uma notícia muito boa e que nos deixou bem satisfeitos, porque tínhamos uma preocupação muito grande com o saneamento. São medidas importantes tanto na área da saúde como no meio ambiente”, afirmou.

Já em São Tomé, onde o sistema de esgotamento já atende 50% das residências, a PPP permitirá a ampliação e modernização da estrutura. O prefeito João Paulo Raddi acompanha de perto a execução de uma obra de R$ 1,9 milhão para o sistema de abastecimento de água e reforça que a parceria será essencial para o avanço da rede de esgoto. “Numa parceria inédita com a iniciativa privada teremos o complemento da rede de esgoto no nosso município”, declarou.

Os gestores municipais têm recebido representantes da Sanepar e da Acciona para reuniões técnicas. Durante os encontros, são detalhados os planos de atuação em cada cidade e esclarecidos pontos sobre a PPP. O objetivo é garantir que os serviços de saneamento avancem de forma coordenada, contribuindo com a saúde pública e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios envolvidos.