Prefeito de Terra Boa defende atitudes integradas de municípios

Como forma de conter o avanço do coronavírus, o prefeito de Terra Boa, Valter Peres, afirmou que os municípios devem ter atitudes integradas para combater o coronavírus. Além de ações bem elaboradas e estratégias alinhadas.

“Nesse momento em que a situação se agravou, parece que está tendo uma conciliação maior. Com atitudes de maneira integrada o pessoal tem apenas a agregar”, afirmou o prefeito.

Para o prefeito, não faz sentido que uma cidade feche o comércio e o município vizinho o mantenha aberto, pois as pessoas podem se dirigir até a outra cidade e ter contato com outras pessoas. Segundo Peres, as coisas só irão funcionar quando todos estiverem alinhados. “Quando todo mundo entender a necessidade de uniformizarmos as ações, as coisas irão funcionar de maneira melhor. Seria ideal”, disse.

Novo decreto 

Na última sexta-feira, 19, o prefeito Valter Peres anunciou novo decreto que determina ações mais rigorosas no município. Dentre elas, está o toque de recolher das 22 horas às 4 horas. Com exceção das atividades essenciais.

Além disso, restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniências, carrinhos e carros ambulantes, poderão atender de forma presencial das 7h até às 20h durante a semana e aos sábados e domingos das 07h às 14h. Após às 20h durante a semana e aos sábados, e 14h aos domingos, os estabelecimentos poderão funcionar através de entrega delivery até às 23h30.

O decreto ainda prevê que qualquer pessoa que estiver fora de sua residência sem o uso de máscara será penalizada com multa no valor de R$ 150,00.

De acordo com o prefeito, a partir de sexta-feira já foi possível conferir atitudes mais positivas da população. “Com essa atitude, esse final de semana, por exemplo, com as medidas mais apertadas, foi positivo. A cidade estava tranquila”, afirmou. “Espero que continue assim”, acrescentou.

Conforme o prefeito, as medidas colaboraram na redução de festas e aglomerações. “Principalmente com a juventude, que são o maior problema durante a noite. Com o toque de recolher acabou dando uma acalmada no pessoal”, esclareceu.

Coronavírus

O município conta com 29 casos confirmados, conforme atualização da prefeitura desta segunda-feira, 22. Dentre estes, 18 pacientes se recuperaram da doença.

A cidade ainda possui 32 casos suspeitos e 100 pessoas permanecem em isolamento social, com sintomas respiratórios. Foram dois óbitos registrados pelo vírus.

A primeira morte foi registrada no dia 23 de abril. Um produtor rural de 61 anos, morador do Distrito de Malu, estava internado há mais de 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Hospital de Maringá e não resistiu. Ele havia frequentado uma reunião familiar e logo foi diagnosticado.

A segunda vítima é uma idosa de 87 anos. Ela estava internada na Santa Casa de Campo Mourão. A morte foi registrada no dia 11 de junho pela Secretaria de Estadual da Saúde (Sesa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *