Governo do Estado finaliza serviço de conservação da PR-498, em Japurá

AEN

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) concluiu a conservação e manutenção da PR-498, no trecho entre Japurá e o Rio Ivaí, no Noroeste, em uma extensão de 11,4 quilômetros.

A rodovia dá acesso para a balsa que cruza o Rio Ivaí, utilizada pela população que se desloca entre os municípios de Japurá e São Carlos do Ivaí. Foram feitos remendos profundos e superficiais, reperfilagem com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em toda a extensão do segmento, além de melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal.

Os serviços na PR-498 estão inclusos no pacote de conservação de 307,56 quilômetros de rodovias do Noroeste, com prazo até novembro de 2023. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 53.254.177,99. As rodovias contempladas são: PR-082, PR-182, PR-180, PR-479, PR-482, PR-498, PR-554, PR-555 e PR-576.

Mais de 200 mil habitantes serão diretamente beneficiados com as obras na região. Os 16 municípios que estão diretamente ligados a essas rodovias são Cianorte, Cidade Gaúcha, Floraí, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Nova Esperança, Nova Olímpia, Presidente Castelo Branco, Rondon, São Carlos do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapira e Terra Boa.

O contrato prevê serviços de remendos profundos e superficiais, tapa-buracos, remoção do revestimento exsudado (fresagem), reperfilagens em trechos descontínuos, aplicação de soluções técnicas com massa asfáltica polimerizada, microrrevestimento asfáltico, além de um novo sistema de drenagem para escoamento de água nos dias chuvosos. Também são executadas a pintura da sinalização horizontal com tinta de resina acrílica.

PROGRAMA – As melhorias em Japurá integram o Proconserva, um programa intermediário, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação do DER/PR.

Para esta nova iniciativa estão em desenvolvimento projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros.