Agrotóxicos contrabandeados são apreendidos em municípios da região
Três pessoas foram presas por contrabando de agrotóxicos durante fiscalização coordenada pelo Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema). A ação, chamada de Operação Estoque Limpo, ocorreu entre os dias 24 e 26 de junho, com apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Instituto Água e Terra (IAT) e da Polícia Ambiental. Também colaborou o Centro de Apoio Operacional do MPPR.
A operação teve como foco o controle do armazenamento, transporte e uso de agrotóxicos em propriedades rurais dos municípios de Paraíso do Norte, Cianorte, Jussara, Terra Boa, Indianópolis e São Tomé. O objetivo foi identificar o uso de substâncias proibidas ou de origem estrangeira introduzidas no país sem autorização, em desacordo com as normas sanitárias e ambientais em vigor.
Durante as fiscalizações, foram encontrados agrotóxicos estrangeiros ilegais em propriedades localizadas em Terra Boa e Cianorte. Os produtos foram apreendidos. Três pessoas foram presas em flagrante – duas em Terra Boa e uma em Cianorte – por contrabando de defensivos agrícolas. Também foram lavrados autos de infração.
As equipes identificaram ainda o armazenamento de produtos vencidos e inadequados para uso agrícola. A legislação exige que agricultores promovam o descarte correto desses materiais, devolvendo-os a centrais de recebimento credenciadas.