Agricultoras de Rondon participam de curso de produção de alimentos

Da Redação com Assessoria

Agricultoras familiares de Rondon participaram, na última semana, do curso ‘Conservas, Molhos e Temperos’, uma capacitação em produção artesanal de alimentos. O evento foi programado pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural.

O curso, ministrado pela instrutora Silvia Lúcia Neves, contou com 11 participantes e teve uma carga horária de 16 horas. O evento foi realizado no Sindicato Rural.

O objetivo do curso foi capacitar as participantes na produção dos alimentos utilizando hortaliças, bem como a metodologia de conservação (branqueamento, esterilização, pasteurização, etc.), higienização dos produtos e também a rotulagem.

As participantes tiveram a oportunidade de aprender a fazer diversos produtos, como alho pastoso, conserva de pepino, conserva de beterraba com cebola, conserva de pimenta, conserva de batata, pepino agridoce, sal aromatizado, molho de pimenta, molho tipo ketchup, tempero caseiro mineiro, dentre outros.

“Com esse treinamento, procuramos dar qualificação ao processo produtivo do nosso agricultor familiar, mostrando-lhe uma maneira em que ele possa agregar valor à sua produção, diversificar seus produtos e aumentar a sua renda”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Aleandro de Souza.