Zeca Dirceu defende implantação do IFPR em Cianorte

Assessoria

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) disse na ultima terça-feira, 23, que a implantação de um campus do IFPR (Instituto Federal de Educação do Paraná) é fundamental para Cianorte – polo de confecções do Brasil localizado no noroeste do Paraná. “É uma região de 12 cidades com mais de 154 mil habitantes e que hoje precisa com urgência de investir na formação técnica e profissionalizante dos jovens e abrir novas oportunidades para os moradores das demais idades. Estudar, ter uma formação e profissão, nunca é tarde e importante para garantir a cidadania das pessoas”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.

“Conversei com o ministro Camilo Santana (Educação) e com técnicos do MEC e a proposta do presidente Lula (PT) é criar 100 novos institutos federais e um deles deve ser em Cianorte. É o que defendo. O lançamento da criação desses novos institutos será ainda no primeiro semestre deste ano”, completou o deputado.

Zeca Dirceu também se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira. Além da expansão das unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, Zeca Dirceu também a autonomia dos seis campis classificados como avançados no Paraná.

“A criação e a emancipação dos campi garantem maior investimento na educação do interior do Paraná, uma demanda dos profissionais da educação e dos estudantes que já estamos lutando para garantir”, disse o deputado membro da Comissão de Educação na Câmara.

Zeca Dirceu adiantou que o prefeito Marco Franzato (PSD) já garantiu que a Prefeitura vai doar um terreno, uma área, para a implantação do instituto federal. “Ter a garantia de um terreno é muito importante nesse processo de seleção do MEC e o Paraná já tem uma boa expertise na gestão dos institutos federais”, disse.