Vereadores debatem demandas na indústria do vestuário cianortense

Da Redação com Assessoria

O presidente da Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário de Cianorte (Asconveste), Márcio Ferreira dos Santos, esteve presente na sessão ordinária da Câmara de Cianorte na noite de segunda-feira, 24, atendendo ao Requerimento nº 537/2022, do vereador Thiago Fontes (União Brasil). Na plateia do plenário estiveram presentes também outros representantes da indústria de confecções de Cianorte.

Na abertura de seu discurso, Márcio Santos comentou que acreditava ser a primeira vez que a Asconveste é convidada para ter espaço no Legislativo de Cianorte. Em seguida, ressaltou que conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cianorte, o vestuário é o setor que mais gera empregos no município e região. Santos afirmou que, ao ser questionado por populares sobre o título de “Capital do Vestuário” se mantém mesmo com o fechamento de shoppings, ele salientou que Cianorte nunca deixará de ter esse título. E disse que a associação tem trabalhado para que, sejam abertos novos empreendimentos na cidade, que é uma atribuição desde sua fundação, fomentar a geração de emprego e renda.

Durante o debate surgiram sugestões e ideias sobre como o Poder Público Municipal pode colaborar em ações conjuntas de publicidade e divulgação dar visibilidade às indústrias de confecção de Cianorte, ressaltando e valorizando o título de “Capital do Vestuário”. Além de promover espaços para que pequenas confecções tenham espaço físico para expor e vender seus produtos.

Outro ponto levantado foi a possibilidade de estabelecer parceria com do Município com o Governo do Estado a fim de melhorar a infraestrutura de acesso à cidade. Foram citadas as criações de parcerias público-privadas, com intuito de fortalecer a indústria do vestuário de Cianorte e região. Tendo em vista, que não há possibilidade de repasse financeiro direto para a Asconveste, mas criar programas, ações e mobilizações que valorizem cada vez mais a economia local.

VOTAÇÕES

Os vereadores de Cianorte aprovam seis projetos de lei em segundo turno, entre eles está o que autoriza o Município firmar parceria e efetuar o repasse financeiro de recursos para manutenção das atividades de três entidades: Recanto dos Velhinhos de Cianorte, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cianorte e Comunidade Bethânia – Recanto Cianorte.

O Projeto de Resolução do Legislativo nº 004/2022, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado em segundo turno também nesta sessão. O projeto aprovado regulamenta e disciplina o uso dos veículos oficiais da Câmara de Vereadores de Cianorte.

Em segundo turno de votação foram aprovados os seguintes projetos: os Projeto de Lei nº 067/2022, 071/2022 e 072/2022, de abertura de crédito adicional suplementar; Projeto de Lei nº 053/2022, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Convênio com o Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP, com interveniência do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná – DEPEN e da Cadeia Pública de Cianorte – Paraná, visando à reinserção social dos apenados através de atividades laborativas.

Durante a sessão também foram votados os seguintes projetos em primeiro turno de discussão: Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 067/2022, que dispõe sobre o grau de vencimento do Agente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, aprovado por unanimidade com abstenção do vereador Rodrigo ‘Enfermeiro’ (PSD); Projeto de Lei do Legislativo nº 062/2022, de autoria do vereador Edvaldo ‘Estância Luana’ (Patriota), que institui o Dia da Cavalgada no Calendário Oficial de Eventos do Município de Cianorte e a Emenda Aditiva nº 145/2022 foram aprovados de forma unânime, enquanto a Emenda Modificativa nº 145/2022 ao referido projeto foi reprovada por unanimidade. O Projeto de Lei do Legislativo nº 067/2022, também de autoria do vereador Edvaldo ‘Estância Luana’, que institui o Dia Municipal do Rodeio no âmbito municipal.