Prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, é afastado do cargo após decisão da Justiça

Por G1

O prefeito de Umuarama, no noroeste do Paraná, Celso Pozzobom (PSC), foi afastado do cargo depois de uma decisão da Justiça. O pedido de afastamento foi feito pela Subprocuradoria Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

A Câmara de Vereadores foi notificada da decisão na quarta-feira (15). O G1 apurou que o prefeito não compareceu ao Paço Municipal na manhã desta quinta-feira (16).

A reportagem entrou em contato com a defesa de Celso Pozzobom, mas não obteve retorno. A assessoria do prefeito disse que não vai se manifestar sobre o assunto.

Segundo o MP-PR, o pedido de afastamento foi feito no âmbito da Operação Metástase, que investiga desvio de R$ 19 milhões de recursos da Fundação Municipal de Saúde.

Em maio, Pozzobom foi alvo de mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na casa e no gabinete do prefeito.

De acordo com o Ministério Público, o pedido de afastamento é uma das medidas cautelares que estão em uma denúncia oferecida pelo órgão. O processo tramita sob segredo de Justiça.

Com o afastamento de Pozzobom, o governo municipal será assumido pelo vice-prefeito, Hermes Pimentel da Silva (PSDC).

Operação

O MP-PR afirmou que as investigações começaram no início de 2020. Há indício de fraudes em licitações, com superfaturamento de contratos, emissões de notas fiscais frias, depósitos em contas de investigados e terceiros.

As investigações indicam a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica. Empresas ligadas ao grupo eram beneficiadas no esquema, de acordo com o Ministério Público.

Além do prejuízo estimado em R$ 19 milhões, os promotores apuraram que desvios de recursos de entidades filantrópicas, que prestam serviços médico-hospitalares, foram usados para compra de equipamentos náuticos e construção de uma casa de veraneio em Porto Rico, também no noroeste.

Após a operação, o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom (PSC), disse em coletiva de imprensa que desconhece desvios e que apoia a investigação.

Atualmente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também apura as supostas irregularidades na Câmara de Umuarama.