Partido de Moro fecha apoio a Ratinho Jr no Paraná

O União Brasil – partido do ex-juiz Sergio Moro – fechou nesta terça-feria (26) acordo para apoiar a reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD). A aliança foi anunciada nas redes sociais pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Felipe Francischini.

“Como presidente estadual do União Brasil, anuncio que sacramentamos o apoio à reeleição do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior”, disse Francischini. “Decidimos juntamente com nossos deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que este é o melhor caminho”, alegou o dirigente.

O União Brasil do Paraná também anunciou a antecipação da convenção estadual do partido do dia 2 de agosto para o próximo domingo. Pelo acordo costurado, a coligação de Ratinho Jr teria outros candidatos avulsos a senador, como o deputado federal Paulo Martins (PL) – preferido de Bolsonaro – e o ex-cehfe da Casa Civil e deputado estadual Guto Silva (PP).

Ratinho Jr vai apoiar a reeleição do presidente, enquanto o União Brasil tem como pré-candidato ao Palácio do Planalto o deputado federal Luciano Bivar (PE).

A aliança da legenda de Moro com o governador coloca ainda mais pressão sobre o senador e pré-candidato à reeleição, Alvaro Dias. Ex-aliado de Moro, Alvaro vinha tentando negociar um acordo para ser o candidato de Ratinho Jr ao Senado. A articulação era feita pelo filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ), como tentativa de isolar o ex-juiz, que rompeu com Bolsonaro depois de deixar o Ministério da Justiça acusando-o de tentar interferir em investigações da Polícia Federal contra ele e sua família.

Em reunião com Ratinho Jr em Brasília na semana passada, Bolsonaro, porém, teria vetado essa negociação, reafirmando a intenção de ter o deputado Paulo Martins como candidato ao Senado. Com isso, quem acabou ficando isolado foi Alvaro Dias. Ontem, o Podemos anunciou o adiamento da convenção estadual do partido, inicialmente marcada para o próximo domingo, e agora remarcada para 5 de agosto, último dia estabelecido pela legislação eleitoral para que as legendas oficializem candidaturas e alianças.

MDB

Em convenção na noite de segunda-feira, em Curitiba, o MDB do Paraná também aprovou o apoio do partido à reeleição de Ratinho Júnior. A legenda homologou ainda os candidatos a deputado federal e estadual e a candidatura do ex-governador Orlando Pessuti ao Senado.

Nas eleições de 2018, o MDB lançou como candidato ao governo o ex-deputado federal e sobrinho do ex-governador Roberto Requião, João Arruda. A guinada do partido ocorreu em agosto do ano passado, quando após perder a eleição para a presidência do partido no Estado, Requião deixou a legenda e se filou ao PT, tornando-se o candidato do partido ao governo.