Paraná tem 1.517 candidatos nas eleições de 2022

O Paraná tem 1.517 candidatos disputando as eleições de outubro, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral. São nove candidatos ao governo, dez ao Senado,  626 a deputado federal e 872 a deputado estadual.

Eeitoras e eleitores podem acompanhar o andamento dos registros pelo sistema DivulgaCandContas, na página de cada candidato ou candidata. Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre cada um deles, tais como certidões criminais e declaração de bens.

O sistema também permite consultar a prestação de contas com a arrecadação e gastos durante a campanha. Qualquer pessoa pode acessar o sistema pela aba Eleitor e Eleições, localizada na barra superior do Portal do TSE, clicando, em seguida, em Eleições 2022 e DivulgaCandContas.

Veja as listas de candidatos no Paraná

Lista-Candidatos-Deputado Federal-PARANÁ-2022

Lista-Candidatos-Governador-PARANÁ-2022

Lista-Candidatos-Senador-PARANÁ-2022

Lista-Candidatos-Deputado Estadual-PARANÁ-2022

Processo de registro

Os registros de candidaturas a presidente devem ser solicitados ao TSE e os registros para demais cargos em disputa devem ser feitos nos TREs. As regras estão previstas na Resolução TSE nº 23.609/2019. O pedido passa a tramitar no Processo Judicial Eletrônico (PJe), sob a classe Registro de Candidatura (RCand).

Segundo o calendário, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, examinados e julgados pelos respectivos tribunais eleitorais.