Governo deve reavaliar amanhã se mantém ‘quarentena’, diz Ratinho Jr

O governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou hoje que o governo do Estado deve reavaliar, amanhã, o decreto que determinou o fechamento do comércio e serviços essenciais de 141 municípios de 8 regiões do Paraná por 14 dias. Segundo ele, o prazo inicial do decreto termina na próxima terça-feira, e até lá, a Secretaria de Estado da Saúde deve decidir se prorroga a quarentena mais rigorosa, ou não.

“Ela pode (ser prorrogada) se a Secretaria da Saúde entender. Amanhã devemos fazer a avaliação. Terça-feira termina o prazo do decreto atual”, explicou ele em entrevista à RPC. “O que define se continua ou não é a incidência de pessoas infectadas, número de leitos de UTI”, afirmou o governador. “O decreto tem surtido efeito, o isolamento social ajuda sim a diminuir a proliferação do vírus”, disse Ratinho Jr, afirmando que com as novas medidas, o índice de isolamento social, que estava em cerca de 38% antes, chegou a mais de 40%, sendo que o ideal seria acima de 50%. “Por enquanto, o isolamento é o grande remédio que nós temos. Isso difícil, é duro, mas enquanto não tiver uma vacina que resolva o problema do vírus vamos ter que conviver com o isolamento”, defendeu.

O governador afirmou ainda que a volta às aulas não deve acontecer tão cedo. “Acho muito difícil isso acontecer antes de setembro”, disse.

O boletim de ontem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apontou que o Paraná tem 880 mortes e 35.324 casos confirmados de Covid-19, com 43 novas mortes pela doença e 1.386 casos a mais de Covid-19 nas últimas 24 horas.

Ratinho Jr defendeu, também, a proposta do governo de congelar os salários dos servidores públicos estaduais até dezembro de 2021. “A lei federal já nos obriga a não dar nenhum tipo de reajuste para os servidores. Foi uma lei aprovada pelo Congresso para os estados terem ajuda federal”, alegou. “Não tem dinheiro”, argumentou o governador.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *