Diplomado pelo TRE, Beto assume como deputado federal do Paraná

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná diplomou nesta segunda-feira, 19, os candidatos eleitos e seus suplentes no pleito de 2022. Ausente por motivo de viagem, o ex-governador Beto Richa foi confirmado como o único deputado federal eleito pelo PSDB. O diploma será recebido no seu retorno e a posse está marcada para 1º de fevereiro de 2023, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A diplomação era o último ato oficial que faltava antes da posse. Ela encerra o período definido como eleitoral, que teve as fases de filiações, convenções partidárias, campanha eleitoral e divulgação dos resultados. O suplente imediato de Beto Richa será o atual deputado Rubens Bueno (Cidadania), que não conseguiu obter a reeleição. PSDB e Cidadania formaram uma federação para disputar as eleições e, juntos, elegeram 18 deputados federais no Brasil.

“Estou pronto e animado para cumprir minha missão no Congresso Nacional, em defesa dos municípios e das causas paranaenses”, afirmou Beto, que já encaminhou à liderança do PSDB o seu interesse em participar de comissões técnicas da Câmara dos Deputados.

Segundo ele, com a posse do novo presidente da República, o Brasil deve aprofundar a discussão sobre reformas necessárias para melhorar o ambiente econômico e político no país. “Sem dúvida, há um grande interesse de empresários e contribuintes na reforma tributária, que finalmente deve sair do papel e entrar na pauta do Congresso”, acredita o deputado eleito.

Nas eleições deste ano, Beto Richa obteve 64.868 votos. O PSDB elegeu três governadores (Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco) e deputados federais em sete Estados.