Vestibular de Inverno da UEM começa neste domingo

As provas do vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começam a ser aplicadas neste domingo (16) e seguem até terça-feira (18). Nesta edição, 17.935 candidatos se inscreveram para o concurso. No primeiro dia, a prova aplicada é a de Conhecimentos Gerais, com 40 questões de alternativas múltiplas, envolvendo conteúdos de Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Na segunda-feira (17), os candidatos responderão dez questões de Língua Portuguesa, cinco de Literaturas em Língua Portuguesa e cinco de Língua Estrangeira, além da prova de Redação. Na terça-feira (18), último dia do concurso, será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com 40 questões de alternativas múltiplas em duas matérias pertinentes ao curso escolhido.

A maior parte dos vestibulandos, 12.257 candidatos, prestará o concurso em Maringá. As provas também serão aplicadas em Apucarana, para 1.488 candidatos; em Umuarama, (1.207); em Paranavaí (869); em Campo Mourão (547); em Goioerê (283); em Ivaiporã (312); e em Cidade Gaúcha (95). 877 candidatos farão as provas no campus da UEM de Cianorte.

HORÁRIOS

Os portões dos locais de prova abrem às 8h20 e fecham às 8h50. A orientação é chegar com antecedência para evitar contratempos. O ideal é conferir o local exato de prova um dia antes do concurso. A informação pode ser consultada on-line através do Menu do Candidato, disponível no site do vestibular.

DOCUMENTOS

O vestibulando deve levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica com tinta azul-escura, tipo escrita grossa com tubo transparente.

VAGAS E CONCORRÊNCIA

O Vestibular de Inverno da UEM oferece 1.492 vagas em 62 cursos de graduação; 20% das vagas são reservadas para o sistema de cotas sociais.

O curso mais concorrido do vestibular é Medicina, que registrou 378,1 candidatos por vaga pelo sistema tradicional e 206 entre os cotistas. A concorrência é a mais alta dos últimos dez anos, batendo o Vestibular de Inverno 2012 que teve 365,6 candidatos por vaga no sistema tradicional e 161,7 entre cotistas. Odontologia é o segundo mais concorrido, com 55,6 candidatos/vaga, sendo que entre os cotistas foram 36 inscritos para cada vaga oferecida.

UEM CIANORTE

O campus da UEM de Cianorte oferece quatro cursos de graduação: Ciências Contábeis e Pedagogia, no período noturno; Moda, matutino e Design, no período integral. Atualmente, a unidade tem cerca de 700 estudantes. Neste vestibular, o curso mais concorrido é Ciências Contábeis, que registrou 7,5 candidatos por vaga pelo sistema universal e 8,7 pelo sistema de cotas.

O resultado do vestibular será publicado no dia 25 de agosto, no site da universidade. Mais informações pelo site www.vestibular.uem.br. (Com informações da Assessoria de Comunicação da UEM)