Saúde

Região ultrapassa meta de vacinação

Mais de 32 mil doses foram aplicadas nos moradores de Cianorte e região; meta era de 29,5 mil (Foto: AGÊNCIA BRASIL )

A quatro dias do encerramento da campanha de vacinação contra a gripe, a 13ª Regional de Saúde de Cianorte já apresenta resultados satisfatórios. No total, 32.257 pessoas já estão imunizadas. Dos 11 municípios, apenas dois ainda não atingiram a cobertura mínima de 90%, preconizada pelo Ministério da Saúde. Rondon tem uma cobertura total de 83,47% e Tuneiras do Oeste, 78,71%. Em Cianorte, o índice já passa de 90%.

Os grupos com menor adesão continuam sendo crianças e gestantes. Em Tuneiras do Oeste, por exemplo, apenas 62,97% das gestantes tomaram a vacina. Em contrapartida, o município de São Manoel do Paraná se destaca como o primeiro a atingir a meta em todos os grupos prioritários, acumulando uma cobertura total de 99,24%.

Entre os idosos, somente Rondon (84,51%) e Tuneiras do Oeste (82,36%) também não atingiram a meta. Em São Tomé, a cobertura já passa de 104%. Os dados foram divulgados pela 13ª RS e são referentes à tarde de segunda-feira (11).

A campanha, que terminaria no dia 1° de junho, foi estendida até dia 15 em decorrência da dificuldade de locomoção na greve dos caminhoneiros. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte e região possuem doses da vacina e vão atender até a sexta-feira (15). A 13ª RS informou que continua assessorando e incentivando os municípios com dificuldade na busca de melhores coberturas entre crianças e gestantes.

PÚBLICO ALVO

Podem tomar a vacina pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das instituições públicas e privadas e doentes crônicos.

Entre as doenças e condições clínicas que incluem as pessoas no público-alvo estão: diabetes, doenças crônicas respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas, transplantados, obesidade grau III, portadores de trissomias (Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras) e imunossupressão (comprometimento do sistema imunológico). Essas pessoas devem levar a indicação médica para receber a vacina contra a gripe.