Educação

Cianorte terá apenas três locais de aplicação do Enem

Nos anos anteriores, foram necessários quatro locais no município; redução deve-se ao número de inscritos
Em 2017, o Colégio Estadual Cianorte já recebeu poucos candidatos para o Enem (Foto: ARQUIVO TRIBUNA)

A quantidade de candidatos inscritos para prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Cianorte diminuiu 18% em relação ao ano passado, seguindo a tendência nacional. Em 2017, foram registradas 3.323 inscrições no município; este ano foram 2.724. Com a redução, serão necessários apenas três locais para aplicação das provas: a Universidade Paranaense (Unipar) e os Colégios CEC e Drummond. Em edições anteriores, as provas também foram aplicadas no Colégio Estadual Cianorte.

Em todo o país, a queda nas inscrições chegou a quase 20% em relação a 2017. Em números, a redução foi de 2,1 milhões. Desde o ano passado, o exame deixou de certificar o ensino médio e a quantidade de inscritos já diminuiu. A função retornou para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em 2016, 11% do total de participantes prestaram o Enem em busca da certificação.

Ontem (22), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou os cartões de confirmação, que contêm data e hora da aplicação da prova, informações sobre a língua estrangeira escolhida e recursos de acessibilidade, se foram solicitados. O documento está disponível na Página do Participante (www.enem.inep.gov.br) ou no aplicativo do exame, que pode ser baixado pela App Store ou pelo Google Play.

ATENÇÃO AOS HORÁRIOS

O horário de verão vai começar no primeiro domingo de aplicação das provas, 4 de novembro, por isso os estudantes devem redobrar a atenção e programar os relógios com base no horário oficial de Brasília. Os portões abrem às 12 e fecham às 13 horas e a prova começa às 13h30. Em todo o país, serão quatro fusos horários diferentes.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800616161 ou pelo Fale Conosco, no site do Enem.