Promoções em comércio online e físico mostram oportunidades de ganho tanto para clientes quanto para empresários

Empresários, principalmente aqueles que fazem parte do setor de comércio, sabem o efeito positivo de promoções feitas dentro ou fora de época em lojas de rua. Enquanto as margens de lucro podem ser reduzidas, há em grande parte compensação a partir de um volume maior de vendas que ajuda não só a reduzir espaço ocupado nos estoques, mas também a pagar as contas daquele período em que a promoção foi realizada.

O mesmo se vê nos negócios online, ainda mais quando vendem itens físicos. Além de já terem a prática de vender itens a preços menores do que suas contrapartes fora da internet, empresários do setor têm o costume de realizar promoções graças à possibilidade de praticar margens de lucro maiores do que as de lojistas físicos do varejo, visto que gastam menos dinheiro com pessoal, aluguel e outros fatores. Juntando isso com as ferramentas de busca da internet, é fácil atrair uma vasta clientela com a realização de promoções de temporada ou “relâmpago”.

No entanto, as promoções certamente não estão isoladas ao ramo do comércio nem aos meios de venda de varejo. A realização de promoções ocorre em qualquer setor e é algo que pode ser feito também a qualquer nível geográfico e/ou de porte da empresa.

Promoções online e físicas, em Campo Mourão e além

A Amazon é uma gigante do meio de comércio que vem crescendo ao longo de mais de duas décadas primeiramente na venda online por varejo de estoque próprio e posteriormente atuando como um mercado para outros comerciantes. Sua expansão em uma das maiores empresas do planeta atualmente é resultado de ações inteligentes no mercado, incluindo promoções para produtos novos da empresa, como o Amazon Prime, que chegou no Brasil a preços bem menores do que os praticados em outros países.

No ramo de cassinos, vê-se práticas semelhantes para a expansão de negócios a partir da atração de mais clientela. Uma das ferramentas mais utilizadas pelas plataformas de jogo online são os bônus sem depósito para novos jogadores, oferecidos por cassinos digitais como Gratorama e Winner Casino, que permitem que estes possam usufruir do espaço de forma gratuita. Com isso, os jogadores em potencial podem apurar quais são os jogos que mais lhe atraem sem a necessidade de compromisso financeiro desde o princípio, experimentando também novas formas de se divertir a partir do meio online.

Promoções no meio online podem também envolver o comércio local. Foi o que ocorreu em setembro do ano passado com o lançamento da primeira Campo Mourão Liquida Virtual, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) por meio da criação de uma plataforma digital para comerciantes da cidade fazerem as costumeiras promoções de lojas físicas em um novo meio.

Obviamente as lojas físicas em Campo Mourão continuam a fazer superpromoções. No mês passado, a tradicional loja de calçados Serallê ofereceu desconto de até 50% em todos os seus produtos. Enquanto em janeiro de 2021, a tradicional loja de móveis e eletroeletrônicos Casas Bahia executou também promoções para limpar seu estoque.

Entretanto, o exemplo maior de liquidações no planeta é a famigerada “Black Friday”, que ocorre anualmente nos Estados Unidos. Enquanto já existem contrapartes feitas no Brasil e no resto do mundo na mesma data, os descontos aplicados em produtos por lojas como Best Buy e Walmart não se comparam aos que são praticados nas lojas na última sexta-feira do mês de novembro.

Todas as práticas aqui descritas têm um fim último: gerar ganhos monetários. Mas o que faz das promoções algo tão especial é que elas representam um fenômeno raro de “ganha-ganha”, em que tanto empresários quanto consumidores se beneficiam da prática. É uma mudança bem-vinda, uma vez que mostra que não é preciso rivalidade para que os dois lados do balcão fiquem satisfeitos ao realizar uma transação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *