Preço do material escolar tem variação de até 80 % em Cianorte

Da Redação

Pesquisar e comparar os preços são algumas das principais estratégias usadas pelos pais para economizar na compra dos materiais escolares. O valor final da compra pode ser bem diferente, dependendo da loja em que foram comprados. O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) de Cianorte divulgou uma pesquisa que indica que a variação de preços pode chegara a 80% nas livrarias da cidade.

Entre as sete livrarias pesquisadas, os valores oscilaram entre R$100 e R$ 182. Os valores foram repassados ao Procon nesta sexta-feira , 14. A lista pesquisada inclui massa de modelar; giz de cera; papel sulfite; cola; lápis de cor; tinta guache; papel crepom; lápis para escrita; apontador; canetas hidrográficas; tesoura; caderno de brochura; caderno de desenho; caderno de caligrafia; pasta com elástico; estojo; e régua.

O órgão ainda orienta os pais a ficarem atentos aos pedidos abusivos nas listas de materiais. A Lei Federal 12.886/2013 proíbe que as escolas peçam materiais de uso coletivo, de limpeza ou de uso administrativo, como giz e canetas de lousa, tinta para impressora, papel higiênico, álcool, sabonete e rolas de fita adesiva.

Outros abusos de escolas, principalmente as particulares, são de enviarem o pedido de material com exigência de marcas ou quantidades excessivas, como por exemplo 10 borrachas ou 1000 folhas de sulfite.

“É preciso muito cuidado na hora da compra. Os pais sempre devem buscar informações quanto aos preços dos materiais escolares para não caírem na cobrança abusiva”, alerta o chefe do Procon, William Batista.

Para mais informações ou denúncias, o consumidor pode ir até o Procon, que está localizado na avenida Doutor José Roberto Furquim de Castro, 503 – Zona 1, ou ligar no (44) 3637-2840.