O que você precisa saber sobre o ventilador de teto

Você certamente já ouviu falar sobre ventilador de teto, uma das maneiras mais antigas de espantar o calor! Mas caso não, ele é um dispositivo que lhe permite regular a quantidade de ar que circula em sua casa.

Existem diferentes ventiladores de teto para diversos fins e eles vêm com características diferentes.

Cada ventilador de teto requer instalação adequada para funcionar perfeitamente, respeitando uma série de fatores.

Então, antes de comprar o seu, certifique-se de estar totalmente familiarizado com suas vantagens e desvantagens, os tipos e modelos disponíveis e como instalá-lo corretamente!

Se você está a fim de comprar um ventilador de teto para sua casa, mas não possui nenhuma ideia sobre ele, continue lendo e tenha todas as informações que precisa!

Como funciona um ventilador de teto?

Este modelo é colocado diretamente no teto, em painéis ou suportes.

Todos eles precisam de uma superfície de instalação sólida, somente assim podem proporcionar conforto para você e sua família.

Para isso, convém utilizar suportes que sustentem o ventilador com tranquilidade e garantam o melhor desempenho possível.

Como instalar seu ventilador de teto

Antes de comprar o ventilador de teto, você deve primeiro estabelecer onde ele será colocado e certificar-se de que ele se encaixa bem dentro das medidas daquele ambiente.

Verifique também se o dispositivo possui potência suficiente (em watts) para suportar a área que você deseja resfriar.

O motor do ventilador de teto está localizado dentro do centro da corrente de ar. Se esta área acessível for muito pequena, não haverá como alterar o equilíbrio das pás mais tarde, se necessário. Então, ao instalar faça o seguinte:

  • meça a área em que o ventilador será instalado;
  • cheque o diâmetro do produto;
  • quantidade pás;
  • confira a voltagem;
  • analise o consumo de energia.

Quais são os tipos de ventilador?

Além do ventilador de teto, existem alguns modelos bastante populares, como:

Ventilador de parede

Este estilo costuma ser utilizado em ambientes comerciais ou outros lugares onde um modelo de teto não seria viável. Quando se trata de ventilação, ele é um dos mais potentes, uma vez que pode cobrir uma área de até 20 m².

Ventilador de mesa

O ventilador de mesa é o mais popular, especialmente por ser adaptável e funcionar bem em diferentes locais. Porém, por ser compacto, seu desempenho é menor.

Ventilador de coluna

É uma espécie de modificação do modelo de mesa, uma vez que o modelo de coluna tem uma estrutura e desempenho semelhantes a ele. Mas, nesse caso, a performance do ventilador de coluna é um pouco melhor, visto que as hélices são maiores.

Ventilador portátil

Este é um pequeno ventilador de mesa com um desempenho limitado que é usado principalmente nos escritórios para manter uma área restrita levemente ventilada.

Normalmente, funciona a base de pilha ou alimentação via cabo USB.

Vantagens do ventilador de teto

O ventilador de teto tem uma série de vantagens, ele é facilmente ajustável e você poderá se beneficiar disso rapidamente.

Para começar, os ventiladores de teto são altamente econômicos (ainda mais se as lâmpadas forem de LED), eliminam a umidade de salas e quartos e proprocionamum ambiente fresco e agradável de forma ágil e prática.

O seu ventilador de teto está no Shoptime! Confira as promoções da Black Friday e leve o melhor modelo para sua casa.