Nova tarifa da Copel vai alterar orçamento de empresas de Cianorte

Da Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na terça-feira, 22, em Brasília, a nova tarifa para a conta de energia do brasileiro. O aumento está diretamente ligado à falta de chuvas, que obriga o acionamento das usinas térmicas, mais caras, somada à variação do dólar e a alta da inflação. Em Cianorte são 35.563 ligações atendidas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), destas, 29.047 são residências, e 6.516 empresas.

No Paraná a energia vai ficar 9,89% mais cara. O aumento para os consumidores residenciais, que representam 81% dos clientes da companhia foi de 8,97%, segundo a Copel.

Rubens Zuin é proprietário de uma fábrica de barbantes no Parque Industrial em Cianorte, e conta com 17 a 20 máquinas funcionando durante todo o dia. O prejuízo só poderá ser calculado na próxima fatura, e o valor provavelmente será descontado no lucro da empresa.

“Pagamos atualmente em média R$ 7 mil de energia. O aumento pode ultrapassar os 10%. Estamos esperando a fatura para ver o tamanho do susto. Assim como durante a pandemia, não podemos aumentar o valor do produto ao consumidor final. Estudamos alternativas, como a energia solar”, conta Rubens Zuin.

Em 2020, o Paraná viveu a pior seca desde 1931, quando foi iniciado o monitoramento do nível de chuvas. A inflação foi outro fator que encareceu a conta de luz. Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que é utilizado pela Aneel para determinar a tarifa, subiu 8,06%.

Programa Luz Fraterna 

As famílias de baixa renda que consomem até 120 kWh por mês continuam a fazer parte do programa Luz Fraterna e não precisam pagar a conta de luz.  Em Cianorte 1.113 famílias são cadastradas na tarifa social e possuem descontos ou isenção do pagamento. No Paraná o número é de 370 mil, desse total de clientes, apenas em maio deste ano, 162,6 mil tiveram suas contas pagas pelo Governo do Estado, número que varia de acordo com o consumo mensal de cada cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *