Mais de 80% dos contribuintes de Cianorte já enviaram a declaração de IR

Da Redação

O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2023 está chegando ao fim, com encerramento previsto para o dia 31 de maio. Em Cianorte, a expectativa é de receber cerca de 15 mil declarações neste ano. No entanto, até o momento 12.554 contribuintes realizaram o procedimento, representando 83,69% do total esperado. No Paraná, o órgão já recebeu um total de 1.905.646 declarações.

No ano passado, o número de declarações em Cianorte superou a estimativa, atingindo 14.234 registros, devido à falta de alterações na tabela do IR. Já em 2020, também houve um número superior, com 13.112 declarações recebidas pela população local.

Para facilitar o preenchimento e a entrega da declaração, a Receita Federal disponibiliza o Programa Gerador da Declaração (PGD) relativo ao exercício de 2023, que pode ser baixado no site oficial. Além disso, os contribuintes têm a opção de utilizar o serviço online “Meu Imposto de Renda”, pelo Portal e-CAC, ou o aplicativo para tablets e celulares.

A fim de reduzir possíveis erros, a Receita recomenda o uso da declaração pré-preenchida, que já conta com diversas informações disponibilizadas a partir dos bancos de dados do órgão. No entanto, é de responsabilidade de cada contribuinte conferir e corrigir, se necessário, as informações importadas, além de incluir dados que não estejam no sistema.

RESTITUIÇÃO

Além do prazo para a declaração, a Receita Federal abriu a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. Esse lote contempla 4,1 milhões de contribuintes considerados prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix. O pagamento dos valores está previsto para o dia 31 de maio.

Para verificar se a restituição estará disponível, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet e seguir os itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. O primeiro lote, considerado o maior da história, destinará cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes beneficiados.