Índice de consumo paranaenses segue tendência de crescimento

Fecomércio

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses segue a trajetória de crescimento. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o indicador ficou em 104,1 pontos em março, acumulando alta de quatro pontos percentuais (p.p.) no primeiro trimestre do ano. Este também foi o maior nível registrado desde abril de 2020, quando chegou a 109,3 pontos.

O Paraná permanece bastante acima da média nacional, que segue a tendência de crescimento do ICF e ficou em 78,1 pontos.

Mesmo com a inflação em alta, associada ao aumento dos juros básicos da economia pelo Copom em sua última reunião e com a promessa de nova elevação, aos impactos causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia e à decolada dos preços dos combustíveis, a intenção de consumo dos paranaenses e dos brasileiros mantém o crescimento iniciado em julho do ano passado.

O Nível de Consumo Atual (93,7 pontos), Perspectiva de Consumo (97,7 pontos) e Momento para Duráveis (64,8 pontos) são os três indicadores que, além de não atingirem o nível de satisfação, tiveram queda na comparação com o mês anterior.

EMPREGO

O indicador da situação no Emprego Atual manteve elevação mensal e registrou alta de 3,3% na comparação com fevereiro e alta anual de 5,4%, demonstrando ainda a maior pontuação desde março de 2020 (133,2 pontos). Da mesma forma, a Perspectiva Profissional dos paranaenses segue em crescimento. Desde fevereiro de 2015, quando marcou 106,5 pontos, que o indicador não chegava a um patamar tão alto.

PERSPECTIVA DE CONSUMO

O quesito Perspectiva de Consumo caiu 2,7% de fevereiro para março e por ainda estar abaixo dos 100 pontos, continua no patamar considerado insatisfatório. Porém na comparação com março de 2021, o subíndice demonstra melhora considerável de 21,9%, evidenciado uma recuperação, ainda que lenta, da intenção de consumo das famílias.