Acic prevê cerca de 400 vagas temporárias para o fim do ano

Da Redação

O comércio de Cianorte já se prepara para a movimentação do final de ano. Nas próximas semanas começam as contratações para vagas temporárias. A Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic) tem a expectativa de que o setor abra em torno de 400 novas vagas.

Estarão disponíveis novas oportunidades para vendedores, estoquistas, empacotadores e outros, com ou sem experiência. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged), em 2020, por conta da pandemia da covid-19, a abertura de vagas foi pequena. Em dezembro foram 179 novos postos ocupados, entre vagas temporárias e permanentes.

A desaceleração consistente da pandemia e aumento da circulação de consumidores deverão elevar as vendas para o período. Apesar da alta expectativa, os empresários têm reclamado da falta de mão de obra para ocupar as vagas.

Solange Ruiz é proprietária de uma loja de confecções e calçados e quer dobrar o efetivo da loja. A grande dificuldade tem sido encontrar candidatos. “Todos os empresários que eu converso reclamam da falta de funcionários. Aqui na loja contratamos sem experiência, e mesmo assim, não há interesse da maioria”, explica a empresária.

As contratações temporárias são feitas com a carteira de trabalho registrada, com data de início e término do contrato, em um período de validade que não pode ultrapassar 180 dias, mas que pode ser prorrogado por mais 90.

O contrato garante ao funcionário uma remuneração equivalente aos empregados efetivos que exercem a mesma função na empresa; jornada de 8 horas, com no máximo 2 horas extras por dia, com adicional de 20%; férias proporcionais; repouso semanal remunerado; adicional noturno; indenização por demissão sem justa causa, ou antes do término normal do contrato; seguro contra acidente do trabalho; e direitos previdenciários.

A estimativa é de que no próximo ano, até 20% das vagas preenchidas resultem em contratações definitivas. Hoje, 5.481 trabalham formalmente no comércio de Cianorte.

NATAL ACIC

De acordo com a Acic, as vendas têm crescido durante todo ano, com destaque nas datas comemorativas, como no Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.

Para impulsionar ainda mais o comércio, a Campanha Natal Acic vai sortear o maior prêmio em toda a sua história (dois veículos zero quilômetro), e já bate recorde em número de lojas participantes.

“Já temos mais de 160 lojas participando, e ainda não terminaram as inscrições. A campanha está mais atrativa, eletrônica e com retorno para os lojistas”, cita o presidente da entidade, Nivaldo Rodrigues de Souza.

Este ano a campanha vai sortear dois veículos, além de todos os prêmios da modalidade vale-compra, uma aposta para a retomada da economia na cidade. “Estamos investindo também na decoração natalina da cidade, para atrair ainda mais o público. É um período de retomada, um recomeço para economia que foi atingida pelo período de pandemia”, destaca.

HORÁRIO

Antes do período do Natal, os comerciantes se aquecem com a Black Friday. No dia 26 de novembro, o horário de funcionamento do comércio será das 8 às 21 horas, com promoções em diversos setores.

Já no período de final do ano, entre os dias 9 a 23 de dezembro, o comércio abrirá das 8 às 22 horas. Nas vésperas de feriado, 24 e 31, as lojas estarão abertas até às 16 horas. E aos sábados, 4,11,18, o comércio segue até as 17 horas.