Regras de etiqueta: 6 dicas para não errar na mesa

Existem vários tipos de eventos aos quais podemos ser convidados como, por exemplo, aniversários, casamentos, festas corporativas e acadêmicas ou encontros em casas de amigos ou familiares.

Embora a finalidade destas reuniões seja diferente, todas possuem algo em comum: a necessidade de que todas as pessoas mantenham determinadas condutas e formas de agir durante as refeições.

Se você foi convidado para comemorar uma data especial, assistir o jogo de hoje ou jantar na casa de um amigo ou parente, é preciso que conheça quais são as principais regras de etiqueta à mesa.

Origem das regras de etiqueta

Estas regras são recomendações que indicam como devem se comportar as pessoas durante as refeições para expressar profissionalismo e ordem, especialmente em situações formais como reuniões corporativas ou de negócios.

Sua utilização começou no Egito na época dos faraós, mas ganharam popularidade durante o século XVII na Europa, na corte francesa de Luís XIV, como uma prática exclusiva dos estratos nobres.

Com o passar do tempo, estas regras se difundiram nas diferentes classes econômicas, com o objetivo de generalizar o comportamento em todos os níveis sociais. No Brasil, as recomendações foram introduzidas e implementadas pela corte portuguesa.

6 regras de etiqueta à mesa para pôr em prática cotidianamente

Quer oferecer uma imagem profissional na sua próxima reunião de trabalho ou se dar bem quando for convidado pelas famílias de seus amigos? Confira estas regras básicas.

Lave as mãos antes de se sentar

Além de ser um conselho referente à etiqueta e à educação, o lavado de mãos é uma medida básica de higiene que evita a transmissão de doenças e a contaminação dos alimentos.

Aprenda a utilizar corretamente o guardanapo de tecido

Nos eventos formais, é habitual que os guardanapos sejam de tecido e não de papel.

Para usá-los adequadamente é preciso retirar o porta-guardanapo e deixá-lo sobre a mesa. A continuação, abrir o guardanapo e colocá-lo no colo para manter os lábios secos e limpos durante toda a refeição.

Evite colocar os cotovelos sobre a mesa

Colocar os cotovelos sobre a mesa não é profissional e oferece uma imagem descuidada. Além disso, essa posição tira o espaço das pessoas que estão ao seu lado.

O correto é manter os cotovelos junto ao corpo e apoiar apenas os punhos ou os antebraços.

Dê lugar ao anfitrião para se servir primeiro

A etiqueta indica que o anfitrião é a primeira pessoa que deve servir a comida. A única exceção a esta regra é quando essa pessoa pede para você iniciar a refeição.

Se isto acontecer, não se preocupe em ser o primeiro a ter comida no prato.

Sirva-se aos poucos

Quando o momento de comer chegar, seja respeitoso e evite encher seu prato de alimentos. Pense que há outras pessoas na mesa que também foram convidadas para a comida.

Faça um cálculo mental da quantidade de porções que existem para repartir e, se sobrar alguma, pense em repetir.

Use corretamente os talheres

O uso adequado dos talheres depende do tipo de regras de etiqueta que estiverem presentes no evento.

Nas regras americanas, o garfo se utiliza na mão direita e a faca se coloca na parte superior do prato, com a serra voltada para dentro.  Quando precisar usar a faca, este talher deve ser usado com a mão direita, e o garfo passar para a mão esquerda.

No entanto, na etiqueta europeia a faca fica sempre na mão direita e o garfo, que se usa com os dentes para baixo, na mão esquerda.