Miguel e Alice foram os nomes mais escolhidos pelos pais cianortenses

Da Redação

A preferência do cianortense não mudou entre os nomes mais escolhidos durante o ano. Miguel permanece sendo o mais escolhido pelos pais, com 20 registros. Já o nome feminino mais escolhido deixou de ser Helena, passando o posto para Alice, com 16 registros.

O ranking dos nomes mais registrados em 2023 segue a tendência dos últimos anos, nomes simples e curtos continuam sendo a preferência dos pais cianortenses. Na lista geral de ambos registros, considerando o quantitativo de nomes masculinos e femininos juntos, Miguel e Alice são seguidos por Cecília , com 14 registros e Gael, com 13. Nomes que também apareciam no topo da lista no ano anterior.

Com dados atualizados entre 1º de janeiro e 17 de dezembro de 2023, Cianorte tem 918 nascimentos registrados. No ano anterior foram 963 novos cianortenses.

Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

UMA ÁRVORE PARA CADA VIDA

A Prefeitura de Cianorte plantou 859 árvores nativas no Parque Municipal Cinturão Verde. O plantio, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, na ultima sexta-feira, 15, em alusão ao projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, instituído pela Lei Municipal nº 5.302/2021.

O Módulo das Perobas foi aberto em dois momentos para a participação das famílias, sendo um pela manhã e outro durante a tarde. Edvaldo Rodrigues, a esposa Edilaine e a primogênita Mariana integraram a ação em homenagem à caçula, de quatro meses, Isabel.

“Esse ato cria um legado duradouro. Imaginem, daqui a alguns anos, essas crianças poderão caminhar por aqui e se orgulhar ao reconhecer as árvores que ajudaram a plantar. Essa conexão com a natureza, enraizada desde o nascimento, permanecerá com elas por toda a vida”, afirmou o pai.

“Nossos agradecimentos a todos envolvidos com esse projeto, que incentiva medidas de preservação ambiental, o cuidado com o Cinturão Verde e o sentimento de pertencimento ao município”, destacou a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras.Além da ação realizada pela Prefeitura ao final do ano, todo pai ou mãe pode requerer uma muda em até 90 dias após o nascimento da criança e receber as orientações sobre como e onde realizar o plantio. Basta se apresentar na Avenida Piauí, 2099, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30.