IX Concurso de Poesias premia trabalhos de alunos da rede municipal de ensino

Assessoria PMC

Em Cianorte, o Concurso de Poesias da Secretaria Municipal de Educação chegou, neste ano, à nona edição. A solenidade de premiação dos melhores trabalhos foi realizada na noite da última quinta-feira, 23, durante a 5ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA), organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em estrutura montada no Largo Duque de Caxias.

Com o tema “Diga não ao trabalho infantil”, o certame contou com as produções dos alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino, dos quais foram selecionados 10 finalistas, honrados com medalhas. Já os três primeiros colocados receberam troféus e prêmios: o segundo e o terceiro lugar uma caixa de som JBL e o primeiro uma bicicleta.

A poesia vencedora foi a intitulada “Devemos combater o trabalho infantil”, da estudante Louise Queiroz dos Santos, do 5º B, da Escola Castro Alves, orientada pelo professor Leandro de Souza. O segundo lugar foi conquistado pela aluna Anna Beatrys Alves de Oliveira, do 5º A, Escola Jardim Aeroporto, da professora Dali da Silva Paes, com a poesia “Um Brasil sem o trabalho infantil”. Já o terceiro, ficou com Sara de Menezes Mendes, do 5º A, da Escola Dom João Bosco, da professora Vanderleia Gouvêa Santos, com o título “Trabalho infantil…Não!”.

O secretário municipal de Cultura, Rodrigo Severino de Jesus, destacou a importância do concurso. “O objetivo é reforçar a prática da leitura e da escrita no dia a dia, colaborando para a formação de cidadãos que valorizam a cultura, a literatura e a arte”, disse. A secretária municipal de Educação, professora Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues, agradeceu aos servidores da pasta. “Todos são dignos de reconhecimento. A dedicação com nossos pequenos é um diferencial e merece destaque”, afirmou.

Representando o prefeito Marco Franzato, o vice, João Alexandre Teixeira, enalteceu o empenho dos escritores mirins e professores na realização dos trabalhos. “O objetivo da nossa gestão é transformar Cianorte em uma cidade do futuro, cheia de oportunidades e belezas. Para isso, valorizar a educação é o primordial, com o intuito de formar futuros escritores, pensadores e formadores de opinião”, concluiu.