Diretran promove simulador de capotagem e atividades educativas

Da Redação

Em continuidade as ações da Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Diretoria de Trânsito de Cianorte (Diretran), disponibilizou à cidade, um simulador de capotagem. O objetivo da ação é ensinar a população a necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação da vida.

O aparelho, que pertence ao Diretran de Maringá, ficou disponível durante esta sexta-feira, 24, na Praça Antônio Moraes de Barros. Ação permanece neste sábado, 28. Além do simulador, estão disponíveis brinquedos e pipoca para as crianças, além de ações e orientações de trânsito.

Durante a simulação os participantes vivenciaram um capotamento, que é totalmente controlado, mas semelhante de uma situação real. O aparelho proporciona a sensação real de um capotamento. O veículo está a 10 quilômetros por hora, mesmo assim já é possível o motorista entender a força do impacto, principalmente se não estiver fazendo o uso do cinto de segurança. Em situações reais, normalmente, o acidente acontece com o veículo a mais de 100 quilômetros por hora.

A experiência é voltada ao público maior de 18 anos e, de acordo com o chefe Diretran, Carlos Eduardo de Oliveira, “campanhas como esta são importantes para chamar a atenção da sociedade para conscientização no trânsito e a intenção desta proposta na praça é de transmitir a sensação real de um capotamento e a necessidade do uso do cinto de segurança”, reforça.