Cianorte fecha o mês de março com chuvas abaixo da média

Da Redação

As famosas águas de março, cantadas em verso e prosa, não foram tão fortes assim em Cianorte, neste ano. Levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que o mês passado foi caracterizado por chuvas irregulares. No total, a precipitação foi de 31,4 milímetros (mm), ou 23,3% da média histórica, estimada em 135 mm no acumulado para esse período.

Em comparação ao ano passado, o recuo no volume de chuva é de 84%. Em 2022 foram registrados 208,8mm no mesmo mês. No ano anterior, Cianorte fechou março com 127,6mm.

Em contrapartida, a região apresentou 7,78% a mais do esperado de chuva para o trimestre. Com 36,6mm a mais do que esperado paras os três primeiros meses do ano. Janeiro fechou com 202,8 (média histórica de 208,2mm) e fevereiro com 285,6mm (124,3mm).

OUTONO

O outono paranaense teve início no dia 20 de março e termina às 11h58 de 21 de junho de 2023. Estão previstas variações bruscas para esse período. A estação caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é o mês mais chuvoso.

A direção predominante do vento médio do sul para o norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica. Aumenta o intervalo entre as chuvas, associado à passagem de frentes frias.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando queda das temperaturas. Os valores médios mais baixos costumam ocorrer na Região Metropolitana de Curitiba, no Centro e no Sul.