Academia de Letras de Cianorte inicia com 12 cadeiras ocupadas

Assessoria PMC

A noite da última quinta-feira, 23, entrou para a história do município. Isto porque, durante a 5º Feira Literária de Cianorte (FLICIA), a Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Lions Clube de Cianorte, promoveu a instauração da Academia de Letras de Cianorte, sob o apadrinhamento da Academia de Letras de Maringá.

A solenidade, realizada no Largo Duque de Caxias, oficializou a posse dos 12 acadêmicos fundadores e de seus primeiros dirigentes efetivos. A presidente da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná (ALCA), Lucrécia Welter Ribeiro, deu as boas-vindas aos presentes. A execução do hino nacional foi realizada por Cleonice dos Santos e a palavra ecumênica proferida pelo professor, filósofo e mestre, Cleverson Catore.

Os ocupantes das cadeiras, por ordem, são: Izaura Aparecida Tomaroli Varella; Daniele Aparecida Fontana Trali; Ednéia Jacomini Cabeleira; Lincoln Aguera Munhoz; Laudelina Arcain Gallo; Valdecir Mariano; Quirino Ramos Maia; Tania Mara Gomes Sydor; Aida Franco de Lima; César Kazuo Yasoyama; Jakeline Plácido Marcon e Simone Garcia da Silva.

A acadêmica Aida liderou o juramento. Então, Lincoln tomou posse como presidente; seguido por Ednéia, vice-presidente; Jakeline, secretária; Daniele, tesoureira; e Izaura, oradora. Foram homenageados com o diploma de Associado Benemérito: a presidente da Academia de Letras de Maringá; o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Severino de Jesus, e o presidente do Lions Clube Cianorte, Hélio Sydor.