Sobre ler a Bíblia

No dia 22 de novembro, no último dia do curso de Teologia, eu propus aos alunos que começassem a ler a Bíblia, ao menos um capítulo por dia, começando pelo Gênesis. E, para estimular, eu mesmo releria a Bíblia com eles.

A primeira vez que comecei a ler a Bíblia, eu era ateu, não tinha interesse espiritual, mas curiosidade. Comecei pelo Gênesis, fiquei fascinado pela visão concorde com o Big Bang e com Darwin (dando os devidos descontos, pois o povo era ignorante e a língua falada pobre). Mas quando cheguei ao Deuteronômio, parei, era muita impureza para uma vida só.

Anos depois, em São Carlos, um amigo mórmon convenceu-me a ler o Novo Testamento. Até ganhei dele o Livro de Mórmon que li com interesse quase até o fim.

Então, Jesus apresentou-se-me de uma forma diferente, concorde com a psicologia e com o platonismo. A Religião pareceu religar-me ao divino. Escolhi a Igreja Católica por entendimento. E apesar de ser convertido pela Bíblia, reconheci que foi a Igreja quem nos deu a Bíblia séculos depois de existir, de celebrar missas e outros sacramentos e ritos.

Quando comecei a escrever este artigo, eu já terminara o Gênesis (50 capítulos) e iniciara a ler o Êxodo. É impressionante como a memória nos falha com o que está escrito e o que se apresentam nos filmes. Aliás, precisamos de muita explicação de rodapé (ou seja, uma boa Bíblia), por exemplo, para entender que Isaac deriva do verbo rir em hebraico (por causa do desdém de Sara que riu de Deus).

Outra falsa memória que se nos infiltra é que Moisés fez todos os prodígios, mas, na verdade, vários foram executados por Aarão. O próprio nome de Moisés não foi registrado, já que Moisés deriva do egípcio nascido de, por exemplo, Ramsés, Tutmoses, Amósis, Camose, Amenemessés, etc. Como Moisés foi retirado do Nilo, poderia ser considerado possivelmente filho de Hapi, assim Hapimoses ou Hapimses.

Como foi a Igreja quem nos deu a Bíblia e acreditamos que ela foi preservada e entregue pelo próprio Deus, não faz sentido retirar sete livros só porque quem não aceita Jesus Cristo determinou isso… Ou Deus cuidou da Bíblia toda ou não cuidou de nada. Por isso a Bíblia a ser lida tem que ser a completa, com os sete livros. E é uma oportunidade para descobrir o que querem esconder os ocultistas.

A Bíblia completa (católica) tem 1.334 capítulos ou 35.568 versículos. Assim, se ler 3 capítulos da Bíblia por dia, em pouco mais de 14 meses terá lido todinha. Para ler em um ano, terá que ler 4 capítulos por dia por 239 dias e apenas 3 capítulos o resto do ano. Foi mais ou menos assim que li quando me converti católico.

Quero convidar você que nunca leu a Bíblia, a fazer o mesmo, verá que é empolgante e muito interessante. E sugiro que anote suas descobertas, porque você quererá comentar com os seus e não lembrará em que parte está.

Quem nunca leu, sugiro que comece pelo Novo Testamento, Mateus é uma boa escolha. Depois, os Atos dos Apóstolos, então as Epístolas e os demais Evangelhos, procurando similaridades e diferenças. Finalmente, mirar o Antigo Testamento. E sempre anotando as descobertas.

Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano