Aprendizagem, desenvolvimento e disciplina: elementos necessários à prática pedagógica

Por: Carlos Roberto Ferreira

A temática “Aprendizagem, desenvolvimento e disciplina: elementos necessários à prática pedagógica” faz parte da rotina diária, consciente ou até mesmo inconsciente, da vida dos indivíduos. Estes são os principais responsáveis e os agentes colaboradores do processo educacional. Estudantes e familiares têm como objetivo primordial o alinhamento da conduta do comportamento, da linguagem, da postura, da organização do pensamento, entre outros fatores necessários para o melhor desenvolvimento no processo da construção dos saberes.

Inicialmente, pode-se afirmar que a rotina é um fator necessário e eficaz, tanto para as atividades escolares, quanto para as que envolvem a vida social. Quando educandos e educadores são organizados, é certo que existe comprometimento, dedicação e compromisso com os afazeres, principalmente os escolares. Evitam-se, assim, divergências que provocam a quebra dos planejamentos organizados pelos docentes.

A organização e a postura de um professor devem ser elaboradas de maneira precisa e estratégica, possibilitando contratos pedagógicos e afetivos com o estudante. Isso permitirá com que o aluno compreenda o comando e o direcionamento das atividades que serão desenvolvidas no percurso escolar. Atitudes como falar baixo, direcionar as informações ao ouvinte para despertar interesse e o contato visual fazem toda a diferença na eficácia da comunicação e ajudam no melhor comportamento.

A indisciplina é uma reação a conceitos não construídos adequadamente e não internalizados pelos estudantes. É preciso que a educação passe por momentos de plena organização e de rotina para que todos os atores desse processo possam internalizar as ações e colocá-las em prática. Isso fará com que todos se desenvolvam na rotina escolar.

Neste sentido, discute-se que todo processo que auxilia na evolução do desenvolvimento exige a conexão direta da tríplice constituição da comunidade escolar, composta por núcleo familiar, instituição educativa e os atores sociais, que são os próprios estudantes.

Desse modo, o percurso educativo tem por fortalecimento a figura de Marcelino Champagnat, que diz em seus registros “Educar é um gesto de amor”. Tal atuação acontece de maneira sólida e evolutiva para melhor desenvolver e contribuir com a construção do conhecimento.