Petraglia
A homenagem ao título da Copa Brasil pelo Athletico Paranaense, proposto pelo deputado Romanelli (PSB), na Assembleia Legislativa será realizada assim do restabelecimento da saúde do presidente do conselho deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia. A saúde de Petragilia está em franca recuperação. O Athletico espera faturar neste ano mais de R$ 110 milhões entre prêmios da Libertadores, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro.
Afastado
O deputado Filipe Barros está entre os cinco parlamentares afastados e suspensos das atividades do PSL na Câmara dos Deputados. Barros é bolsonarista de carteirinha e já foi retirado da vice-liderança do partido e da comissão de legislação participativa. Está cotado agora para ser um dos vice-líderes do governo no Congresso Nacional. Pré-candidato a prefeito de Londrina, Filipe Barros conta desde já com apoio do clã Bolsonaro.
Dobradinha
O Pros e o SD devem dobrar a disputar as eleições municipais na maioria das cidades paranaenses. O presidente estadual do Pros, Alisson Wandscheer, adiantou que o partido já está formalizado, com diretórios e executivos, em 150 das 399 cidades do Paraná. Até final de ano, Wandscheer espera completar 250 cidades com o Pros organizado.
Alta no Paraná
O Paraná tem o terceiro maior número de empresas em funcionamento no país, segundo dados da Rais 2018. São 306.074 estabelecimentos registrados. Ainda assim, houve uma pequena queda, de 0,56%, em relação a 2017. O percentual é semelhante ao registrado nacionalmente, 0,55%. O estado que apresentou maior alta no número de empresas foi o Mato Grosso, 1,35%.
Advocacia
Pela natureza jurídica do estabelecimento, o tipo de empresa que mais apresentou crescimento entre 2017 e 2018 foi a sociedade unipessoal de advocacia. Eram 3.039 em 2018, ante 1.248 em 2017, um aumento de 143%. Essa natureza jurídica foi criada pela lei 13.247/16, que atendeu aos anseios de muitos profissionais que, como autônomos, viam seus rendimentos esmagados pelos altos encargos tributários, cuja alíquota de Imposto de Renda, por exemplo, pode variar entre 7,5% e 27,5%, além do ISS, entre outros .
Aumento
As cooperativas também foram na contramão nacional de fechamento de empresas. No Paraná, elas passaram de 14.297 para 14. 727, um aumento de 3%.
Eleições
“Estamos em busca de novas lideranças para construir candidaturas próprias nas principais cidades. Em Ponta Grossa, o pré-candidato é o deputado Aliel Machado. O Aliel está maduro e preparado para ser um bom prefeito, um bom administrador para a cidade. Também trabalhamos com candidatura própria para Curitiba, através do deputado Luciano Ducci, e ainda em Londrina e Cascavel” – do deputado Romanelli, vice-presidente estadual do PSB no Paraná.
Emprego em alta
Paraná está entre os quatro estados que mais geraram oportunidades de trabalho no País neste ano, junto com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O principal impulsionador do emprego foi o setor de serviços, com saldo de 36.343 novos postos. A construção civil também indica sinais de retomada com crescimento de 8,21% no ano, o que representa 9.883 novas vagas. O terceiro setor que mais contratou foi a indústria de transformação.
Hospital do Câncer
O deputado Artagão Júnior (PSB) acompanhou o governador Ratinho Júnior na inauguração das obras de ampliação do pronto socorro do Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava. Artagão agradeceu a atenção do governador à saúde de Guarapuava em especial a liberação de emendas para a construção do centro oncológico. “Foi confirmado o pagamento das emendas, entre elas a minha de R$ 5 milhões, para a obra do centro oncológico. Foi garantido ainda o repasse dos recursos necessários para conclusão da obra e compra dos equipamentos”.
No impresso
O ministro Gilmar Mendes (STF) suspendeu a MP que liberava as prefeituras de publicar editais de licitações, leilões, concursos e atos oficiais em jornais. A decisão ministro foi tomada em ação protocolada pela Associação Nacional de Jornais e suspendeu os efeitos da medida provisória até o julgamento definitivo pelo plenário do tribunal.
Antes eles…
O deputado Sargento Fahur (PSD) disse que torce para que antes seja morto um bandido do que uma pessoas de bem. “Os governos estaduais e federais estão agindo, estão tomando providência e logo vão resolver esse problema que são as facções criminosas. Deram muita colher de chá para esses vagabundos, criaram facções criminosas e agora estão falando em superpopulação carcerária. Ao meu ver isso significa que as forças policiais estão trabalhando, agora cabe ao governo fazer mais presídios soltar aqueles que tem direito e separar as facções ou juntar tudo e dar um monte de facão que se matem tudo”.
Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.