ADI-PR – 18/10/2022
15ª Ficafé
A 15ª Ficafé (Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) começa nesta terça-feira, 18, e vai até a quinta, 20, no Centro de Eventos de Jacarezinho. A feira promove concurso e leilão de cafés especiais, que são os principais destaques da programação. Neste ano, o evento será em formato híbrido, com parte da programação transmitida de forma on-line. A participação é gratuita, mas é necessário confirmar a inscrição no site www.ficafe.com.br.
Ficafé
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca que a Feira é uma vitrine que mostra o potencial do agronegócio do Norte Pioneiro para o Brasil. “O Norte Pioneiro tem um potencial agrícola voltado para a indústria de alimentos, com destaque para a cafeicultura e a fruticultura. A Ficafé apresenta ao mercado nacional os seus principais produtos, com selo de Indicação Geográfica, o que valoriza o trabalho do agricultor da região em todo o Brasil”, avalia o deputado.
Geradoras de emprego
O setor de alimentos, na área industrial, é o que mais gera emprego no Paraná. As indústrias do setor alimentício têm contribuído para manter as taxas de desocupação abaixo da média paranaense e nacional. É o caso das regiões Oeste, Centro-Sul e Noroeste paranaenses com taxa de desocupação inferior a 5%. Enquanto o desemprego, na média do Paraná, foi de 6,1% e no Brasil de 9%.
Cooperativas
As cooperativas são o motor das indústrias alimentícias do Estado. Um exemplo é a Cooperativa Frimesa, de Medianeira, no oeste paranaense. Uma das maiores do setor de suínos e lácteos, a cooperativa contratou 900 novos colaboradores desde o ano passado. Outra cooperativa do Oeste com indústria de alimentos forte e grande empregadora de mão de obra é a Copacol, localizada em Cafelândia.
Interinamente
O vice-prefeito Eduardo Pimentel assumiu na manhã desta segunda-feira (17), de forma interina, a Prefeitura de Curitiba. Ele fica no cargo até sábado (22). Isto porque o prefeito Rafael Greca vai representar a capital paranaense na Cúpula Mundial de Prefeitos C40, que está sendo realizada em Buenos Aires, na Argentina. Curitiba será destaque na programação da cúpula do C40. Neste terça-feira (18), o prefeito será o orador, ao lado do prefeito da capital argentina, Horacio Larreta, no painel “Argentina: Economia Circular”.
Lado argentino
A passarela no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, que dá acesso a “Garganta do Diabo”, ficou parcialmente destruída após a segunda maior vazão registrada nas quedas com mais de 16,5 milhões de litros por segundo, na semana passada. No lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a passarela próxima às quedas que também estava fechada foi liberada neste sábado (15) após vistoria de equipe técnica.
Pedágio Paraná
Relatório assinado por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que as novas concessões de pedágio no Paraná podem resultar em tarifas “sensivelmente superiores” às do contrato encerrado em 2021. O documento foi entregue ao relator do processo de concessão de rodovias no TCU, ministro Walton Alencar Rodrigues.
Pedágio Paraná II
Os técnicos afirmam que obras que já estão sendo feitas também aparecem nas futuras concessões, como como a terceiras faixas da BR-277 e a duplicação PR-092 e da PR-407. O relatório propõe novas audiências públicas, criação de conselhos de usuários em cada lote da licitação para acompanhar todo o processo, garantias para realização dos investimentos e reavaliação das desapropriações.
Capítulo inédito
O escritor e jornalista Toninho Vaz esteve em Curitiba para o lançamento da obra Paulo Leminski, o bandido que sabia latim. Depois de nove anos fora do mercado, a obra retorna às livrarias, integrando agora o catálogo da Tordesilhas Livros. Publicada originalmente em 2001, o livro revelou, em abordagem surpreendente, que Paulo Leminski tinha um filho, até então, desconhecido. Para a nova edição, além do texto original, foi criado um capítulo inédito e atualizado que aborda o assunto e um caderno de fotografias do poeta com amigos e familiares.
Discipulado
Toninho era discípulo que ‘sentava à destra’ de Leminski. Ele conseguiu que eu ficasse como uma espécie de assessor de imprensa informal do escritor de “Catatau”, difundindo suas ideias e as de seu grupo. Trabalho que exercitei abrindo as portas do jornal para eles. Com o tempo, Toninho publicou a mais completa biografia de Leminski – “O Bandido que sabia latim”.
Contra covid
O Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas da Pfizer contra o coronavírus em crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades. A ampliação já havia sido aprovada pela Anvisa em setembro. O imunizante usado para essa faixa etária tem composição e dosagem diferentes daquele utilizado em outros segmentos da população. A pasta ainda não informou o total de vacinas que será disponibilizado para esse novo público.
Debate presidencial
Lula e Jair Bolsonaro fizeram na noite de domingo o primeiro debate do segundo turno, na Band. O embate teve troca de acusações, algumas promessas e pouca discussão sobre economia. O petista pressionou o presidente no tema da pandemia e foi fustigado pelo adversário no debate sobre corrupção. O encontro foi marcado ainda por tentativas de ambos de associar o rival à criminalidade e pela presença de Sergio Moro, ex-desafeto de Bolsonaro, na comitiva do presidente. No campo das promessas, o atual governante se comprometeu a não mexer na composição do STF.
Seleção em campo
O Tribunal de Justiça emitiu um decreto disciplinando o trabalho do Judiciário durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar. O decreto do TJ, assinado pelo presidente José Laurindo de Souza Netto, prevê que nos dias em que a seleção brasileira jogar as sessões de julgamento, inclusive do Órgão Especial, acontecerão no período da manhã. No caso do jogo às 12h ou às 13h, o trabalho será remoto (teletrabalho), devendo-se observar o horário de início e de término de acordo com a jornada padrão de cada servidor, com suspensão das atividades durante a transmissão dos jogos.
Copa do mundo
O país escolhido para sediar a Copa do Mundo deste ano foi o Qatar. O torneio começa dia 20 de novembro e termina no dia 18 de dezembro. A seleção brasileira entrará em campo no dia 24, às 16h. Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será disputada entre novembro e dezembro, no meio do calendário da temporada europeia.