ADI-PR – 15/10/2022

Segundo turno
A Justiça Eleitoral do Paraná inicia na segunda-feira (17) a preparação das urnas para o segundo turno das eleições. Os trabalhos vão até o dia 25 de outubro. As cerimônias públicas nos 154 fóruns eleitorais podem ser acompanhadas por qualquer pessoa, incluindo profissionais da imprensa. Em todo o estado, as zonas eleitorais vão preparar, testar e lacrar 25.856 urnas.

Perfil sustentável
As indústrias do Paraná têm até o dia 30 de novembro para responder ao questionário online da terceira edição da Bússola da Sustentabilidade. A iniciativa é realizada a cada dois anos e tem como objetivo traçar o perfil sustentável das empresas e identificar oportunidades de fortalecimento dessa cultura.

Empresa sustentável
O questionário mapeia oito dimensões empresariais e ao fim do levantamento, o gestor recebe, de forma gratuita e imediata, o grau de maturidade em sustentabilidade da sua empresa, além de outras informações estratégicas. Para mais informações e preenchimento do formulário, acesse bussoladaustentabilidade.org.br.

Custeio
O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) destacou a importância da aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto (PLP 7/22) que destina R$ 2 bilhões para o custeio de serviços prestados pelas santas casas e hospitais filantrópicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, que segue agora para o Senado Federal, vai ajudar, por exemplo, no pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

Inabilitada
A segunda colocada na licitação da Ponte de Guaratuba, a paranaense Arteleste Construções Ltda, também foi inabilitada, a exemplo do que ocorreu com a primeira, a Construtora A. Gaspar S/A., do Rio Grande do Norte. A informação é do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O motivo da inabilitação foi o mesmo: o não atendimento a todos os critérios de capacidade operacional e de capacidade profissional exigidos em edital.

ClimAtlas-19
O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lançou um aplicativo, o ClimAtlas-19, para pautar o trabalho diário dos agricultores do Estado. O App pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play. Com 188 mapas, o ClimAtlas-19 apresenta as variações normais de chuvas (conjunto de dados médios coletados por um período mínimo de 30 anos), temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração.

Congresso Empresarial
Nos dias 25 e 26 de novembro, a 5ª edição do Congresso Empresarial Paranaense levará à Foz do Iguaçu alguns dos principais especialistas e líderes empresariais reconhecidos nacionalmente para debater as últimas tendências do meio corporativo.“O Congresso Empresarial tem a missão de contribuir com o crescimento das empresas, agregando valor e competitividade aos negócios. O participante se conecta com outras pessoas, recebe insights para pensar o seu negócio de uma forma jamais vista”, ressalta o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Capital nacional
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 10704/18, de autoria do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), que confere ao município de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, o título de “Capital Nacional da Ponkan”. A proposta tramita em caráter conclusivo, o texto pode seguir para análise do Senado Federal.

Pesquisa Ipespe
Pesquisa divulgada nesta sexta sexta-feira, 14, pelo Instituto Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, mostra o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro. O Ipespe realizou 2.000 entrevistas por telefone, com eleitores de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07942/2022.

Assédio eleitoral
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o combate ao assédio eleitoral nas empresas será intensificado e acelerado, diante do aumento de casos noticiados desde o início do segundo turno das eleições. “Essa atuação será mais efetiva, mais rápida, porque não é possível que, em pleno século 21, se pretenda coagir o empregado em relação ao seu voto”, disse Moraes.

Salve-se quem puder
No 2º turno de toda eleição, o público se acostumou a ver ataques pesados, mas tudo dosado para o nível não transbordar e espantar o eleitorado. Isso começou a mudar em 2018 e, na atual disputa entre Lula e Bolsonaro, atingiu um nível jamais visto. As mentiras e golpes baixos vindos das duas partes ocuparam o espaço do debate e o caldo entornou de vez: em um duelo que gira em torno da rejeição. No centro do palco, a grosseria deve lá ficar até o dia 30.